Governo incentiva a prática para o alto rendimento e melhor desempenho da actividade física no desporto

Inicio | Desporto
Governo incentiva a prática para o alto rendimento e melhor desempenho da actividade física no desporto
22/11/24 - 02:36 pm

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) - O ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, disse hoje que o Governo atribui “muita importância” ao desporto, pelo que pretende incentivar a prática para o alto rendimento e melhor desempenho da actividade física.

“Damos máxima importância para aquilo que todos almejamos para o desporto em Cabo Verde. Essa sustentabilidade começa com falarmos da prática de actividade física e desporto para todos e no percurso de um atleta ao alto rendimento”, disse, em declarações à imprensa, sublinhando que isso só se consegue com a investigação científica e academia.

Carlos Monteiro falava à imprensa após presidir à cerimónia de abertura do seminário internacional sobre “Alto Rendimento Desportivo, Actividade Física e Saúde" que teve lugar na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), uma actividade que marcou as actividades decorrentes do acordo de cooperação celebrado entre o IDJ, a ONAD-CV, a Universidade do Porto (FADEUP, CIAFEL) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Neste âmbito, realçou que o evento realizado na Uni-CV serviu para se falar do caminho que Cabo Verde está a fazer para introduzir o projecto, que já se aplica em vários países, começando por fazer o diagnóstico, ou seja ter as informações dos futuros atletas desde o pré-escolar, para se perceber quais as características e o deve ser aplicado no país neste domínio.

“Estamos a falar das universidades que estão aqui neste seminário, referências a nível de treino desportivo, para mostrar que o único caminho que temos é assentar o desporto cabo-verdiano na investigação científica e no trabalho das académias”, afirmou, sustentado que a mudança de paradigma do desporto cabo-verdiano é uma realidade que se faz com políticas, programas e acções concretas.

O ministro do Desporto esclareceu ainda que o investimento que está sendo feito deve perdurar por algum tempo, deve ser convicto, sério e reforçado a cada ano. Referiu também que o aumento do OE 2025 na ordem de 28% vai permitir tal ambição.

“Em relação ao desempenho dos atletas, queremos que seja um desempenho sustentado ao longo do tempo. Não queremos subir e descer. E para isso precisamos de trabalhar muito cedo”, disse, lembrando que quando um atleta é promissor, muitas vezes desenvolve vícios ou deficiências, descompensações no seu desempenho muscular e desempenho atlético, que se não for detectado prejudicará o seu desempenho e o seu rendimento mais tarde.

Questionado sobre a não qualificação dos Tubarões Azuis para para o CAN, Carlos Monteiro avançou tratar-se de um dado objectivo que correu mal que “normalmente acontece”.

“A Qualificação correu mal, mas agora o foco está no que temos de fazer para o grande sonho de estar presente no Mundial 2026. O Governo e a Federação vão continuar a trabalhar para criar as melhores condições possíveis”, afirmou, apelando aos cabo-verdianos a estarem menos concentrados nas críticas.

Reforçou, sublinhando que agora o objectivo é o Mundial de 2026 e solicitou muito foco dos cabo-verdianos para o grande propósito da nação.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar