Cidade da Praia, 28 Dez (Inforpress) - O Governo informou hoje que já garantiu a transferência de mais de 58 mil contos, para a satisfação dos compromissos com os agentes de segurança prisional na fase final do estágio probatório e dos subchefes de Nível I.
O comunicado foi emitido na sequência da manifestação pacífica dos agentes prisionais estagiários agendada para segunda-feira, 30, anunciada esta manhã pelo presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa), Gilberto Lima.
"O Ministério da Justiça garantiu a transferência de dotações orçamentais no valor de cinquenta e oito milhões, quinhentos e sessenta seis mil, trezentos e cinquenta e dois escudos (…) para a satisfação dos respectivos compromissos alusivos aos agentes de segurança prisional na fase final do estágio probatório e promoção dos subchefes Nível I”, lê-se no documento.
A mesma fonte assegura que o representante legal do Siacsa bem como os sindicalizados, já foram informados dessa resolução, “que precisava da reprogramação de verbas inter-unidades orçamentais, com vista a garantir os processamentos dos salários referentes aos meses de Novembro e Dezembro”.
Acrescentou que também havia a necessidade de garantir a conformidade legal e a regularidade financeira da correlativa despesa.
Os agentes prisionais repartidos pelas ilhas de Santiago, Fogo, Sal, São Vicente e Santo Antão estão a reivindicar os seus direitos e o pagamento dos subsídios atrasados.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar