Governo enaltece importância da plataforma de Registo de Garantias Mobiliárias na facilitação de créditos

Inicio | Economia
Governo enaltece importância da plataforma de Registo de Garantias Mobiliárias na facilitação de créditos
27/03/25 - 11:45 pm

Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – O ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro, enalteceu hoje a importância da plataforma de Registo de Garantias Mobiliárias (RGM) na facilitação de créditos e no impulso aos negócios.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de apresentação da RGM, que teve lugar na Rua Pedonal do Plateau, na cidade da Praia, Eurico Monteiro afirmou que a plataforma representa um passo decisivo na modernização do sector financeiro.

"Eu creio que é uma ferramenta importante e estou absolutamente convencido de que vai dar um grande impulso aos negócios em Cabo Verde porque vai democratizar o acesso ao crédito", notou.

Para o governante, com esta plataforma, os empresários deixam de depender exclusivamente de bens imóveis ou avalistas com património elevado para obterem créditos.

"Isto porque os equipamentos como frigoríficos, automóveis, máquinas agrícolas, mobiliário e até mesmo gado podem ser registrados e utilizados como garantia", explicou.

Este mecanismo, avançou o ministro, torna o crédito mais acessível e flexível, "beneficiando principalmente os pequenos negócios que enfrentam dificuldades no financiamento".

Além de reduzir a burocracia, acrescentou que a RGM vai assegurar uma execução mais célere em caso de incumprimentos, uma vez que vai garantir maior segurança para os credores e para os mutuários.

Por sua vez, a presidente do Conselho de Administração da Pró-Garante, Antónia Cardoso, disse que a plataforma vai simplificar significativamente o processo de obtenção de crédito.

"Com a certidão de garantia extraída da plataforma, o banco não tem como negar a garantia apresentada", explicou, acrescentando que o próprio beneficiário do crédito pode registar o seu bem na plataforma de forma autónoma e rápida.

“A plataforma, já operacional, será expandida para todas as ilhas do país, permitindo um acesso mais amplo ao crédito e impulsionando a economia nacional”, informou Antónia Cardoso.

DV/OM//HF

Inforpress/Fim

Partilhar