Governo cria condições para valorização do produto turístico único de Santo Antão - Ministro

Inicio | Economia
Governo cria condições para valorização do produto turístico único de Santo Antão - Ministro
31/03/25 - 04:18 pm

Ribeira Grande, 31 Mar (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, afirmou hoje que Santo Antão possui um produto turístico "único" e que o Governo está a trabalhar para criar as condições necessárias à sua valorização.

Em declarações à Inforpress, após a sua primeira visita a Santo Antão desde que assumiu o cargo, o ministro realçou o "grande potencial" da ilha como destino turístico.

José Sá Nogueira sublinhou que o turismo pode ter um impacto significativo na economia da ilha, gerando novas oportunidades de negócios e criando empregos.

"Estamos a criar um ambiente propício para que o turismo contribua para o desenvolvimento económico, social e ambiental de Santo Antão. O objectivo é garantir um turismo sustentável, que beneficie tanto os empresários locais quanto os habitantes da ilha", afirmou.

José Luís Sá Nogueira também revelou que o Governo tem trabalhado em conjunto com a Câmara Municipal da Ribeira Grande para apoiar a criação de um centro de apoio empresarial, destinado a estimular o empreendedorismo local, sobretudo para pequenos e médios negócios.

“Este apoio será realizado em articulação com o Fundo do Turismo e com a Pró-empresa, através de um programa chamado Impulsiona, para identificar as oportunidades de negócios, especialmente para pequenos negócios, de modo a que a população local realmente beneficie com o turismo. Assim, teremos um turismo sustentável, social, economica e ambientalmente”, explicou.

Questionado sobre a acentuada perda populacional na ilha, o ministro afirmou que a falta de actividade económica tem sido uma das causas dessa perda.

No entanto, o governante disse acreditar que, com a promoção do turismo e o desenvolvimento de outros sectores, como a agricultura, muitos dos santantonenses que partiram para outras ilhas ou para o estrangeiro poderão regressar, atraídos pelas novas oportunidades de emprego e negócio que serão criadas.

"Tenho confiança de que o turismo pode ser a chave para reter a população jovem e até para atrair aqueles que partiram, pois a ilha tem muito a oferecer, não só em termos turísticos, mas também no sector agrícola e em outros ramos de actividade", sublinhou.

Além disso, o ministro fez referência aos vários projectos em andamento em Santo Antão, financiados pelo Banco Mundial, que visam apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas e o ordenamento da zona marítima.

O ministro do Turismo e Transportes está a realizar uma visita oficial a Santo Antão, com o objectivo de reforçar o diálogo com os actores do sector do turismo e transportes, bem como acompanhar projectos estratégicos em curso.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar