Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) - O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, avaliou hoje “positivamente” o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022/2026 (PEDS II), destacando “avanços em vários sectores”.
O também ministro das Finanças falava durante uma conferência realizada na cerimônia de abertura dos workshops sectoriais, inseridos no âmbito do PEDS II.
Olavo Correia avaliou “positivamente” o PEDS II, ressaltando os avanços no crescimento económico, redução da pobreza e do desemprego, além do acesso a serviços essenciais como energia, água, saneamento e habitação.
O vice-primeiro-ministro destacou que apesar dos desafios causados pela pandemia da covid-19, que impactaram a economia e geraram retrocessos, a tendência do crescimento é positiva. Contudo, reafirmou o compromisso do Governo em transformar Cabo Verde num país de “oportunidades e dignidade para todos”.
No seu discurso de abertura dos workshops, Correia afirmou que o objectivo do Governo é transformar Cabo Verde numa nação “digital, sustentável e repleta de oportunidades”, e destacou a meta de tornar o país “cada vez mais conectado consigo mesmo e com o mundo”.
“(…) Fazer de Cabo Verde uma nação jovem, apostando na juventude, educação, formação, criatividade e na capacidade de competir globalmente, uma nação inclusiva, em termos sociais, regionais e de gênero, e capaz de se afirmar como referência mundial, com uma democracia estável, Estado de direito e um país onde todos possam se orgulhar e contribuir com sua energia e criatividade”, afirmou.
O vice-primeiro-ministro afirmou que para atingir esses objectivos Cabo Verde e África precisam dobrar seu crescimento económico nas próximas quatro décadas, pois, se o ritmo actual continuar, não será possível atender as demandas do mercado e da juventude em escala e tempo.
Assim, concluiu, é necessário reflectir sobre a governança, as instituições e as acções individuais para alcançar esse crescimento.
KA/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar