
Cidade da Praia, 26 Dez (Inforpress) – O Governo aprovou em Conselho de Ministros a atribuição de um prémio monetário de 10 milhões de escudos à seleção nacional sénior feminina de futebol em reconhecimento pela histórica qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2026.
A informação consta do Boletim Oficial de 24 de Dezembro em que o Governo explica que a atribuição deste prémio reveste-se de “um carácter simbólico e motivacional”.
“Não se configurando apenas como uma retribuição financeira, mas sobretudo como um instrumento de reconhecimento, incentivo e estímulo, destinado a estimular a motivação dos atletas, da equipa e de todo o coletivo, para continuarem a elevar o nome de Cabo Verde no contexto internacional”, acrescentou.
A mesma fonte ressaltou que a Constituição da República de Cabo Verde consagrou o desporto como um instrumento fundamental de desenvolvimento humano, de coesão social e de afirmação nacional, incumbindo o Estado de promover, apoiar e valorizar a prática desportiva em todas as suas dimensões.
Neste sentido, classificou a qualificação da seleção nacional sénior feminina de futebol para o Campeonato Africano das Nações (CAN), alcançada após vitória histórica frente à seleção do Mali, em Bamaco, como “um acontecimento de especial relevância nacional”.
De acordo com o Governo, este momento reflete o progresso do futebol feminino cabo-verdiano e o impacto positivo das políticas públicas de promoção do desporto.
“Trata-se de um momento extraordinário, que ultrapassa os parâmetros habituais de avaliação e enquadramento dos regimes ordinários de atribuição de prémios, justificando, por isso, a adoção de uma medida excecional em Conselho de Ministros”, lê-se na resolução publicada.
Com esta medida, o Governo reafirma o seu compromisso com o fortalecimento do desporto feminino e com a criação de condições para que Cabo Verde continue a alcançar resultados de excelência no continente e no mundo.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar