Governo aposta em métricas internacionais do PISA para avaliar ensino em Cabo Verde

Inicio | Sociedade
Governo aposta em métricas internacionais do PISA para avaliar ensino em Cabo Verde
08/10/25 - 12:43 pm

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O ministro da Educação adiantou hoje que Cabo Verde está a preparar o seu sistema educativo para medir a qualidade do ensino a nível internacional através de métricas padronizadas no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

O governante avançou estas informações durante a sua intervenção no debate sobre o sector da educação proposto pelo Movimento para a Democracia (MpD- poder) na primeira sessão plenária deste mês no novo ano parlamentar que arrancou hoje, na Assembleia Nacional.

Afirmou que Cabo Verde tem consciência da necessidade de avançar ainda mais no ensino, através de métricas padronizadas que permitam comparar a qualidade da educação nacional com a de outros países.

Amadeu Cruz adiantou, neste sentido, que o país está a preparar a participação no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês), iniciativa que ao seu ver, permitirá medir o desempenho dos alunos cabo-verdianos em disciplinas como matemática, ciências e leitura, comparando-o com padrões internacionais.

Explicou ainda que o processo conta com financiamento do Banco Mundial e deverá realizar-se ainda neste ano lectivo, em caráter experimental com previsão para funcionar mo final do ano lectivo de 2025/2026.

Segundo disse, esta participação representa “um passo importante para padronizar métricas e comparar a qualidade do ensino nacional com a dos países mais desenvolvidos”.

O ministro acrescentou que esta iniciativa surge no contexto de reformas curriculares e estruturais que visam melhorar os resultados escolares, aumentar a equidade e fortalecer o sistema educativo em todos os níveis, do pré-escolar ao ensino superior.

Concluiu garantindo que o Governo está comprometido com a melhoria contínua da educação cabo-verdiana, utilizando os dados do PISA para orientar políticas, identificar desafios e promover práticas pedagógicas que elevem ainda mais o padrão de ensino no país.

CM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar