Governo aponta desafios na comunicação e em recursos humanos na Administração Tributária (c/áudio)

Inicio | Economia
Governo aponta desafios na comunicação e em recursos humanos na Administração Tributária (c/áudio)
08/01/26 - 12:37 pm

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – O ministro das Finanças, Olavo Correia, declarou hoje a necessidade de melhorar a Administração Tributária, combatendo alguns desafios, nomeadamente com a comunicação e no aumento de recursos humanos.

Olavo Correia falava à imprensa, à margem de uma visita realizada esta manhã à Direcção   Nacional das Receitas do Estado.

No encontro, o ministro das Finanças destacou a importância de melhorar o sector, apostando numa comunicação mais estratégica, comunicando os resultados aos empresários e microempresários, além de prestar "bom atendimento" aos contribuintes.

Observou também que é preciso aumentar os recursos humanos a nível nacional e capacitá-los para tal função, o que vai permitir, de acordo com Olavo Correia, ajustar as necessidades da instituição.

No combate à burocracia e no reforço da fiscalização, com a estratégia de diminuir a incidência fiscal, por exemplo, referiu que as pessoas colectivas passaram de 25 por cento (%), em 2016 para 20% este ano, e com a meta de atingir uma taxa de 15%.

Neste sentido, Olavo Correia almeja uma Administração Tributária mais inteligente, digitalizada, que gere melhor os dados, algo que segundo o mesmo só vai ser possível com o aumento da eficiência da cobrança dos impostos, combatendo a informalidade, a fuga, a fraude e a evasão fiscal.

“Temos de aumentar os impostos, em termos de cobrança, volume de cobrança, para fazermos face ao aumento das despesas, despesas com o funcionamento, com pessoal, com investimentos em estradas, em portos e aeroportos”, expôs o ministro das Finanças.

O governante revelou que hoje é cobrado “mais de 60 milhões de contos de impostos”, com a possibilidade de atingir “80 milhões de contos de impostos”, passando de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) para 30%, aumentando só a base tributária.

O ministro das Finanças tem agendado ainda para esta quinta-feira, 08, pelas 14:30, uma visita à Alfândega, no Porto da Praia, cumprindo com uma agenda de visitas às estruturas do Ministério das Finanças, com o objectivo de verificar o funcionamento dos mesmos.

OS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar