Espargos, 12 Set (Inforpress) - O ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, anunciou hoje na ilha do Sal a chegada de uma nova aeronave para ligar as ilhas com aeródromo como Maio, São Nicolau e Fogo, já no sábado, 13.
O ministro, que falava em conferência de imprensa sobre a situação dos transportes aéreo interilhas, garantiu que a aeronave permitirá ligar as ilhas que dependiam de um tipo de avião específico, “melhorando significativamente a mobilidade da população e a conectividade do país”.
“Vai chegar hoje ainda uma aeronave, a ATR-72/500, e que vai iniciar amanhã a operação em todas as ilhas, designadamente essas ilhas que foram mais sacrificadas, porque não temos aviões disponíveis para dar a cobertura”, garantiu.
Além da solução imediata para os aeródromos, o ministro confirmou que uma das duas novas aeronaves ATR-72-600, adquiridas em 2024, já está em Cabo Verde e em processo de certificação.
O processo, que inclui voos de demonstração e testes de emergência, está a ser finalizado, e a aeronave deverá iniciar a sua operação comercial na próxima semana.
José Luís Sá Nogueira adiantou ainda que a segunda aeronave do mesmo tipo tem chegada prevista para a próxima segunda-feira.
“Por ser uma aeronave idêntica, o processo de certificação será mais rápido.
A previsão é que ambas as aeronaves estejam a operar até a semana de 21 de Setembro, se tudo correr conforme o planeado”, sublinhou.
O ministro salientou a importância de serem aeronaves próprias, o que confere ao Governo “um maior controlo” sobre a operação e a manutenção, garantindo maior estabilidade no transporte aéreo interilhas.
Sá Nogueira reconheceu que o actual panorama da aviação interilhas não é satisfatório e reafirmou o compromisso do Governo em resolver a situação.
Com a chegada das novas aeronaves e a operação de outras duas aeronaves em regime ACMI “wet lease”, o sistema de transporte aéreo em Cabo Verde terá uma oferta de quatro aviões, o que, segundo o ministro, permitirá “estabilizar as operações e regressar ao modelo de rede de conectividade que funcionava bem anteriormente”.
Este modelo de rede ligava várias ilhas, incluindo São Nicolau, Sal, São Vicente e Boa Vista, melhorando a mobilidade dos cabo-verdianos.
Questionado sobre as preocupações de segurança levantadas recentemente por pilotos, o ministro respeitou a atuação dos sindicatos, mas frisou que a segurança da aviação civil em Cabo Verde é “auditada e certificada por organismos internacionais” como a ICAO, que reconhece a credibilidade do sistema.
José Luís Sá Nogueira apelou a que quaisquer evidências de falhas de segurança sejam apresentadas internamente e às autoridades competentes, de forma a corrigir eventuais problemas sem expor a companhia de forma a afetar a sua reputação.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar