Governo renova mandato de Óscar Santos como governador do banco central

Inicio | Economia
Governo renova mandato de Óscar Santos como governador do banco central
19/01/26 - 11:58 am

Mindelo, 19 Jan (Inforpress) – O Governo renovou o mandato de Óscar Santos como governador do Banco de Cabo Verde (BCV), bem como o do administrador António Varela Semedo, segundo uma resolução oficial a que a Inforpress teve hoje acesso.

De acordo com a Resolução n.º 8/2026, publicada em Boletim Oficial, a decisão surge após o término do mandato de quatro dos actuais membros do conselho de administração do banco central, tendo o executivo procedido à "recondução de alguns membros" e à "nomeação de novos membros".

Além da continuidade de Óscar Santos e António Varela Semedo, o Governo nomeou Soeli Cristina Dias Santos e o ex-presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Paulo Alexandre Silva dos Santos, para os cargos de administradores da instituição.

A resolução justifica as escolhas com base na Lei Orgânica do BCV, que determina que o conselho de administração seja composto pelo governador e por dois a quatro administradores, nomeados sob proposta do ministro das Finanças.

Os membros devem ser escolhidos entre "cidadãos idóneos, com pelo menos seis anos de experiência profissional e reconhecida competência em matéria financeira e económica".

Estes, prossegue o documento, “exercem os respectivos cargos por um prazo de cinco anos, renovável por uma vez e por igual período”, nos termos do n.º 1 do artigo 33.º da referida lei orgânica.

Óscar Santos, que assumiu a liderança do BCV pela primeira vez em Janeiro de 2021, em substituição de João Serra, inicia agora um novo mandato de cinco anos, o limite máximo de renovação permitido pela lei.

Óscar Santos nasceu a 08 de Setembro de 1960, na cidade da Praia, e é licenciado em Teoria Económica e Métodos Quantitativos e mestre em Economia, com especialização em Negócios e Finanças, pela American University, em Washington DC, nos Estados Unidos da América.

É quadro de carreira do banco central desde 1991, tendo interrompido o percurso técnico para exercer funções políticas, nomeadamente vereador das Finanças e Negócios da Câmara Municipal da Praia de 2008 a 2016 e presidente da autarquia entre 2016 e 2020.

CD/CP
Inforpress/Fim

Partilhar