Cidade da Praia, 23 Mar (Inforpress) - A nova presidente da Federação Cabo-verdiana de Ginástica, Elyane Boal, apontou hoje o reforço da união das ginastas, desenvolvimento e melhoria da qualidade da ginástica em Cabo Verde como a principal prioridade do seu mandato.
A antiga atleta olímpica Elyane Boal fez estas declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de tomada de posse dos membros da Federação Cabo-verdiana de Ginástica, realizada no pavilhão desportivo Vavá Duarte.
A nova líder da referida federação promete contribuir para o reforço e consolidação da ginástica rítmica desportiva e projectar o incremento das disciplinas acrobática e aeróbica, visando elevar o nível de ginástica em Cabo Verde.
“O sentimento para esta nova missão é de gratidão pela confiança, que o pessoal tem depositado em mim, depositaram na primeira vez como atleta, agora na parte da direcção. Todos aqui estamos empenhados e acredito que tudo vai correr bem, as coisas vão fluir naturalmente”, declarou.
Elyane Boal apontou a angariação de fundos e verbas para a realização dos campeonatos internacionais e criação de um espaço de treino de ginástica como principais desafios a serem ultrapassados nos próximos tempos.
“A prioridade das prioridades para a nossa equipa será a união de todas as ginastas, ter uma equipa coesa com os mesmos objectivos e realmente desenvolver a ginástica com melhor qualidade e com mais atletas engajadas”, realçou.
Acrescentou ainda que pretende apostar na formação dos atletas, corpo do júri e treinadores com vista a reforçar a internacionalização dos atletas, o intercâmbio dos atletas e elevar cada vez mais o nível das ginastas cabo-verdianas.
Afiançou, por outro lado, que a Federação Cabo-verdiana de Ginástica estabeleceu como uma das metas o reforço dos núcleos já existentes, as associações de ginástica tornando-as mais independentes para que o campeonato a nível nacional seja bem disputado.
Ao fazer uma avaliação do nível de performance que a modalidade tem tido ao longo dos anos, Elyane Boal reconheceu que apesar das dificuldades, Cabo Verde tem tido uma avaliação positiva, com participação em eventos internacionais quer a nível do continente africano, quer a nível mundial.
Elyane Boal sucede Lizandra Varela na presidência da federação e terá como vice-presidente no corpo directivo, Leila Lima, secretária-geral Edna Lizardo, tesoureira Deila Santos, Elena Atmacheva que é a treinadora nacional, como vogal.
CM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar