Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – A selecção nacional de futebol fez hoje o primeiro treino de preparação para a dupla jornada com o Botswana, contando com os 26 convocados e sem nenhum jogador entregue ao departamento médico.
Neste primeiro apronto, realizado no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, a equipa técnica privilegiou a recuperação física dos jogadores, cuja maioria chegou na noite segunda-feira.
Cabo Verde defronta a Botswana na próxima quinta-feira,10, às 15:00, no Estádio Nacional e, cinco dias depois, será no Botswana, a ser disputado no Estádio Odeb Chilume, em Francistown, às 15: 00 locais (12: 00 em Cabo Verde), em jogos para a terceira e quarta jornadas do grupo C de qualificação para o Campeonato de Africano das Nações (CAN’2025).
Em conferência de imprensa, Rivaldo Morais, o único estreante nos convocados seleccionador Busbista, disse sentir-se orgulhoso por representar a selecção de Cabo Verde.
"O sentimento é de orgulho, fruto do meu trabalho no clube e, por isso, prometo representar bem o nosso país e ajudar a equipa", disse Rivaldo Morais, que na presente temporada já fez quatro jogos pelo Farense, da primeira liga portuguesa.
O lateral direito dos algarvios [Farense], avançou, foi muito bem-recebido, por já conhecer outros colegas da Liga portuguesa, e por isso a integração está a ser muito boa.
"Encontrei um bom grupo, o ambiente é muito bom, o que torna muito mais fácil", precisou Rivaldo Montao, confessando que foi apanhado de surpresa com esta sua primeira convocatória à selecção de Cabo Verde.
Em relação ao jogo da próxima quinta-feira,09, disse que o objectivo de todos os jogadores e da equipa técnica é vencer porque , conforme frisou, " Cabo Verde entra em todos os jogos para ganhar".
Por sua vez, o guarda-redes, Dylan Silva, que regressa à selecção após ausência na última convocatória, disse que o sentimento reinante no seio do grupo é de confiança e motivação.
"Trata-se de dois jogos importantes e queremos vencer para estarmos mais próximos de qualificação", perspectivou Dylan Silva, que milita no FC Sportist da Bulgária.
Questionado sobre a ausência de Vozinha, seu colega de posição, Dylan Silva observou que sempre "deixa falta”, por ser um jogador importante para a selecção e para o grupo.
Relativamente à concorrência com Bruno Varela e Márcio Rosa, garantiu que independentemente de quem joga, a baliza de Cabo Verde vai estar sempre segura.
Cabo Verde ocupa o segundo lugar do grupo C, com três pontos, os mesmos que a Mauritânia. O Egipto lidera com seis pontos e o Botswana ainda não pontuou.
Os dois primeiros lugares qualificam-se para o CAN’2025 que será disputado em Marrocos.
Lista dos convocados
Guarda-redes: Bruno Varela (Guimarães - Portugal), Dylan Silva ( FC Sportist- Bulgária) e Márcio Rosa (Hebar - Bulgária)
Defesas: Diney Borges ( Al Bataeh - EAU) João Paulo Fernandes ( Sheriff- Moldávia),Jorge Xavier 'Jojó' ( Vizela - Portugal),Kelvin Pires ( SJK - Finlândia), Logan Costa ( Villarreal- Espanha), Rivaldo Morais ( Farense - Portugal), Pico Lopes (Shamrock Rovers – Irlanda), Steven Moreira (Columbus- EUA), e Wagner Pina ( Estoril - Portugal)
Médios: David Tavares ( Gloria Buzau- Roménia), Deroy Duarte (Ludogorets – Bulgaria), Yannick Semedo (Vizela - Portugal), Jamiro ( Zwolle - Países Baixos), Kevin Pina (FK Krasnodar – Rússia), Laros Duarte (Puska Academy - Hungria) e Telmo Arcanjo(Guimarães - Portugal).
Avançados: Dailon Livramento (Verona - Itália), Fabricio Garcia (Estoril – Portugal), Jovane Cabral (Estrela – Portugal), Gilson Benchimol (Akron - Rússia),
Ryan Mendes (Kocaelispor - Turquia) e Bebé ( Racing Ferrol - Espanha).
OM//JMV
Inforpress/Fim
Partilhar