Porto Novo, 28 Mar (Inforpress) – O ministro do Desporto, Carlos Monteiro, desafiou na quinta-feria, 27, as associações desportivas em Santo Antão Sul a apostarem na organização, como vista a encontrarem parceiros para o incremento das suas actividades.
O ministro do Desporto, que falava durante um encontro com os agentes desportivos no Porto Novo para a socialização do Regime Jurídico das Associações Desportivas, pediu às agremiações desportivas para apostarem na organização para poder mobilizar financiamentos para as suas acções.
Para Carlos Monteiro, um clube organizado tem maior capacidade para convencer parceiros ou obter patrocínios para as suas actividades.
A formação foi outro aspecto abordado no encontro, tendo o governante incitado as associações a apresentarem ao seu ministério um plano de formação nas diferentes áreas.
A falta de incentivos, a burocracia e o patrocínio por parte de empresas públicas a determinados clubes foram algumas preocupações levantadas pelos dirigentes desportivos.
O encontro, promovido pelo Instituto do Desporto Juventude (IDJ), teve como objectivo apresentar e esclarecer o quadro regulatório das associações desportivas oficialmente reconhecidas, com base no decreto-lei no 34/88,de 30 de Abril.
O diploma regula os fins gerais, a constituição e a organização das associações desportivas, promovendo o associativismo desportivo em todas as suas vertentes, incluindo recreação e competição.
O regime jurídico destaca a importância do apoio do Estado às federações, associações e clubes desportivos, nos termos da lei que aprova as bases das políticas de desenvolvimento da actividade física e do desporto em Cabo Verde, considerando a sua utilidade social.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar