Futebol: Heldon “Nhuc” convicto no apuramento de Cabo Verde para Mundial 2026

Inicio | Desporto
Futebol:  Heldon “Nhuc” convicto no apuramento de Cabo Verde para Mundial 2026
03/10/25 - 02:51 pm

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O embaixador da selecção de Cabo Verde de futebol e representante dos jogadores, Heldon Ramos, mais conhecido por “Nhuc” reforçou hoje a confiança da selecção no apuramento para o Mundial.

“É um privilégio actuar e representar o país neste momento. Sempre acreditei que esta seria a nossa hora. Estamos perto de fazer história e vamos lutar para conquistar a qualificação para o Mundial”.

Cabo Verde encerra a fase de grupos com duas partidas decisivas, visita à Líbia, no dia 08 de Outubro, e jogo em casa contra a Eswatini, no dia 13, ambos com início às 15:00.

Por sua vez, o seleccionador Pedro Brito, conhecido por “Bubista”, afirmou hoje que a equipa está focada na preparação com o objectivo de alcançar a “melhor performance possível” rumo à histórica qualificação para o Mundial 2026.

Realçou também o forte empenho da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e os desafios logísticos enfrentados pela equipa.

O mesmo explicou que a equipa começa a receber os jogadores na segunda-feira, 06 de Outubro, antes de viajar para a Líbia, onde vai enfrentar a equipa anfitriã no dia 08, às 15:00 (12:00 CV), no Estádio Internacional da Líbia.

“Vamos aproveitar para realizar um treino normal na Líbia, como reconhecimento de campo. Nem todos os jogadores conseguirão treinar em Lisboa antes da viagem, mas vamos estar preparados ao máximo para os jogos”, afirmou.

O treinador elogiou o esforço da Federação, enfatizou o trabalho logístico e o apoio à equipa, essencial para conciliar viagens, treinos e jogos dos atletas pelos clubes.

“Os jogadores têm tido uma agenda intensa, mas a Federação tem feito um trabalho espectacular, permitindo que a equipa esteja nas melhores condições possíveis. Esse esforço também se reflecte nos resultados”, disse.

Bubista deixou ainda uma mensagem de confiança aos adeptos para o jogo de encerramento da fase de grupos, contra a Eswatini, no dia 13 de Outubro, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.

“É fundamental manter a tranquilidade, celebrar cada conquista com responsabilidade máxima e respeitar os limites para garantir foco e segurança durante os jogos”, acrescentou.

Cabo Verde está a uma vitória da sua inédita qualificação para o Campeonato do Mundo, que em 2026 vai ser disputado nos EUA, Canadá e México, já que lidera o Grupo D com 19 pontos, seguido dos Camarões (15), da Líbia (14), Angola (07), Maurícias (05) e Eswatini (02).

Os 25 Convocados:

Guarda redes: Bruno Varela – Al-Hazm (Arabia Saudita), Josimar Dias ‘Vozinha’ – GD Chaves (Portugal) e Márcio da Rosa – Montana (Bulgária)

Defesas:  Edilson Borges ‘Diney’ – Al Bataeh (Emirados Árabes Unidos), Ianique Tavares 'Stopira' – Torreense (Portugal), Kelvin Pires ‘Djack’ – SJK (Finlândia), João Paulo Fernandes – FC Otelul (Romênia), Roberto Lopes ‘Pico’ – Shamrock Rovers (Irlanda), Lopes Cabral – Estrela da Amadora (Portugal), Steven Moreira – Columbus Crew (Estados Unidos da América) e Wagner Pina – Trabzonspor (Turquia)

Médios:  Aílson Tavares – Beitar Jerusalem (Israel), Deroy Duarte – Ludogorets (Bulgária), Jair Semedo ‘Yannick’ – Farense (Portugal), Heriberto Tavares – Maccabi Netanya (Israel), Jamiro Monteiro – Zwolle (Países Baixos), Laros Duarte – Puskás Akadémia FC (Bulgaria), Kevin Pina – FK Krasnodar (Rússia) e Telmo Arcanjo – Vitória SC (Portugal)

Avançados:  Dailon Livramento – Casa Pia (Portugal), Garry Rodrigues – Apollon Limassol (Chipre), Hélio Varela – Maccabi Tel Aviv (Bélgica), Nuno da Costa – Basaksehir (Turquia), Ryan Mendes – Igdir FK (Turquia) e Willy Semedo – Omonia (Chipre)

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar