
Cidade da Praia, 29 de Jan (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) assinou hoje protocolos de cooperação com a Fundação de Caridade Chinesa em Cabo Verde, Fundação Carlos Albertino Veiga e CEGID Primavera, visando reforçar o desenvolvimento do futebol nacional.
O presidente da FCF, Mário Semedo, destacou a importância deste acto para a FCF e para o futebol cabo-verdiano e explicou que o CEGID Primavera, que já tinha alguns anos de parceria com a federação, no quadro da gestão do futebol, alargou-a às associações regionais, no quadro da modernização do futebol.
Em relação ao protocolo com a Fundação Carlos Albertino Veiga, considerou o mesmo de “extremamente importante” porque vai apoiar a FCF a “pôr de pé” uma Fundação de cariz social, um projecto de futebol solidário, que servirá para ajudar os antigos internacionais que vêm enfrentando algumas dificuldades.
O projecto solidário abrange a educação desses jovens através de pagamentos de propina ou outros apoios escolares, sublinhando que estas parcerias fazem com que o futebol assuma a sua “responsabilidade social”.
Agradeceu a Fundação Chinesa de Cabo Verde pela confiança e parceria, sublinhando que a FCF vai receber desta fundação um autocarro executivo no valor de 130 mil de euros, bem como apoio a nível dos equipamentos da selecção e da Federação.
Para o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, a China é um país “muito exemplar” em cooperação, assegurando que vai ser um “grande parceiro” no desenvolvimento do futebol nacional.
Por seu lado, o presidente da CEGID Primavera, agradeceu a FCF por estender mais uma vez esta confiança de parceria, garantindo que vão fazer de tudo para que os elementos e os membros das associações regionais adquiram competências na utilização do software primavera através de formação.
O presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga, Paulo Veiga, por seu lado, agradeceu a FCF também pela confiança, salientando que a ao estruturar uma Fundação própria, a federação ganha a sua autonomia para impactar a vida dos jogadores com metas claras.
O representante da Fundação de Caridade Chinesa em Cabo Verde, Whan, agradeceu esta instituição pela confiança e parabenizou a selecção de Cabo Verde pela conquista à copa do Mundo e espera que o mesmo alcance resultados positivos no mundial.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar