Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A selecionadora nacional feminina, Silvéria Nédio, conhecida por Nita, anunciou hoje as 20 jogadoras convocadas para o jogo frente ao Mali, a contar para a fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) 2026.
A treinadora reforçou que a união, força física e experiência são factores essenciais para a equipa.
As guardiãs são Jacinta Duarte e Marta Monteiro, na defesa integram a lista Vânia Monteiro, Rosilda Cardoso, Letícia Silva, Helena Tavares, Stéfanie Oliveira e Fefé Tavares.
O meio-campo contará com Andreia Moniz, Maria Borges, Alícia Barbosa, Andrezza Cardoso, Liana Oliveira e Cátia Monteiro.
No ataque, foram convocadas Alcione Semedo, Maria Andrade, Nádia Barbosa, Amanda Barbosa, Jéssica Duarte e Lygia Monteiro.
Segundo Nita, o principal objectivo da equipa é concretizar o sonho de representar Cabo Verde no futebol feminino, inspirando-se nas conquistas do sub-17, medalhista de ouro, e no recente sucesso da selecção masculina sénior, já qualificada para o Mundial.
“Reunimos todos esses sonhos e vamos transformá-los em realizações com vontade e determinação”, afirmou.
A seleccionadora apelou ainda ao apoio da população, sublinhando que “o campo cheio dá outro sabor” aos jogos, lembrando os bons resultados da equipa feminina em casa.
Apesar do tempo reduzido de treinos conjuntos, Nita sublinhou que todas as atletas estão activas nos clubes, garantindo ritmo competitivo.
“Temos treinos diários nos clubes e jogos aos fins de semana. Na seleção, os agrupamentos ocorrem com três ou quatro treinos”, explicou.
O vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol para o pelouro feminino, Tatiana Carvalho, informou, por sua vez, que o estágio da selecção terá início no domingo, 19, com a chegada das atletas, e os treinos começam na segunda-feira, 20.
O jogo frente ao Mali está marcado para o dia 24 e equipa viaja no mesmo dia para Mali, já que quatro dias depois, a 28, Cabo Verde disputará, em Bamako, a segunda e derradeira eliminatória de acesso à fase final do CAN Marrocos 2026.
A selecção feminina chega a esta fase depois de eliminar a Guiné-Conacri na primeira eliminatória, com empate fora (2-2) e vitória por 4-1 na cidade da Praia.
Cabo Verde procura, pela primeira vez, garantir presença na fase final do Campeonato Africano das Nações de futebol feminino.
KA/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar