Ribeira Grande, 23 Mai (Inforpress) – O Paulense defronta o Botafogo este sábado, 24, na ilha do Fogo, “confiante” na passagem às meias-finais do campeonato nacional de futebol para “dar uma alegria” a Santo Antão, disse hoje o treinador Vando Irineu.
O representante de Santo Antão Norte entra para a sexta e derradeira jornada da fase de grupos com oito pontos, no quarto lugar, que completa as quatro vagas disponíveis, numa jornada que tem de vencer para se juntar ao Boavista da Praia, primeira apurada desde a jornada anterior.
Segundo o treinador do Paulense, Vando Irineu, a equipa tem no próprio plantel a oportunidade de passar às meias-finais do nacional de futebol e “dar uma alegria a ilha”, com uma vitória frente ao Botafogo.
“É uma deslocação extremamente difícil, mas vamos com ambição de tentar ser feliz e dar mais uma alegria ao povo de Santo Antão que é tentar estar entre os quatro primeiros”, disse.
O Paulense já conseguiu seis pontos nos dois jogos realizados fora de casa, mas o “mister” Vando Irineu lembrou que “a equipa não se pode enganar” e pensar que o jogo vai ser fácil.
“Vamos jogar com o Botafogo que é uma equipa que já não tem nada a ganhar ou a perder no nacional, não têm pressão, mas o jogo é extremamente difícil e vamos tentar ser feliz”, considerou.
Conforme a mesma fonte, o plantel conta com uma baixa do defesa Tony que se lesionou e não vai poder contribuir na deslocação à ilha do Fogo devido a uma fractura no dedo do pé, no entanto, no seio da equipa, “existe uma boa energia” para conseguir um bom resultado.
Instado a fazer uma apreciação sobre os cinco jogos já realizados, o treinador do Paulense, congratulou-se com os resultados alcançados, elogiou o novo modelo adoptado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e fez votos que as equipas representantes das duas regiões desportivas de Santo Antão consigam a passagem para as meias-finais.
Paulense e Sanjoanenses (Santo Antão Norte e Sul), Mindelense (São Vicente), Palmeira (Sal) e a Académica da Praia são as equipas que lutam pelas três vagas disponíveis.
O campeonato de Cabo Verde conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul.
Na presente temporada, 2024/2025, a prova é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da ilha Brava não realizaram as competições oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo e cada equipa disputa seis jogos, com seis adversários (três em casa e três fora).
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar