
Mindelo, 23 Dez (Inforpress) – A Associação Regional de Futebol de São Vicente (ARFSV) reúne-se hoje em assembleia de clubes em que vai comunicar a deliberação do Conselho de Jurisdição sobre a ocupação da vaga no Soncent Superliga, devido a desistência do Farense.
A decisão do Conselho de Jurisdição aponta para a realização de um jogo entre os clubes Salamansa, que foi despromovido na época 2024-2025, e Falcões do Norte, da segunda divisão, derrotado pelo Batuque nos jogos de apuramento, a designada liguilha.
O vencedor do jogo assegura a vaga deixada pelo Farense no Soncent Superliga, clube que alegou problemas de organização para vincar a desistência na época futebolística já em curso.
Os dois clubes reclamam para si o direito de ocupar a vaga, num processo que dura há cerca de um mês.
A ARFSV alega “ausência de normas claras” nos regulamentos da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e da própria associação sobre a situação criada com a desistência do Farense, mas a deliberação do Conselho de Jurisdição da ARFSV vai ser comunicada aos clubes em assembleia-geral que deve ocorrer hoje.
Em caso de aprovação da decisão do Conselho de Jurisdição, o jogo será realizado já no domingo, 28, estando o primeiro fim de semana de Janeiro de 2026 reservado à disputada da 1.ª jornada do Soncent Superliga.
No último domingo foi conhecido o vencedor do Torneio de Abertura, no caso a Académica do Mindelo, que derrotou o Mindelense na final por 4-1, no desempate por pontapés da marca da grande penalidade, após empate (0-0) no tempo regulamentar.
AA//AA
Inforpress/Fim
Partilhar