Fundação Maio Biodiversidade regista quase 19 mil ninhos de tartarugas marinhas 

Inicio | Ambiente
Fundação Maio Biodiversidade regista quase 19 mil ninhos de tartarugas marinhas 
16/10/24 - 08:46 pm

Porto Inglês, 16 Out (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade registou 18.825 ninhos de tartarugas marinhas entre Junho e Setembro deste ano, conforme dados preliminares do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas, apresentados hoje na ilha do Maio.

Segundo o coordenador do programa, Herval Silva, o número de ninhos identificados nas praias da ilha do Maio, nesta temporada, satisfaz a fundação, já que foi superior à temporada anterior.

“Para a equipa que temos, os dados são satisfatórios, o que mostra um aumento de ninhos, entretanto a apanha da espécie continua a ser uma preocupação, porque ainda é um hábito para muitas pessoas e temos de encontrar formas de trabalhar esta questão”, avançou o coordenador à Inforpress, destacando que o trabalho de sensibilização tem sido feito.

De acordo com os dados preliminares, foi registada a apanha de 79 tartarugas, bem como de 15 ninhos. Os dados apontam para 33 tartarugas encontradas mortas e de 109 resgatadas.

Durante a temporada, segundo a mesma fonte, mais de 100 pessoas, entre trabalhadores e voluntários, estiveram envolvidas no programa, bem como a comunidade em geral que beneficiou do mesmo.

“O nosso programa é de base comunitário, ou seja, envolvemos a comunidade na protecção, ao mesmo tempo que geramos recursos para as pessoas. Tanto é que quase 90% dos postos de empregos são destinados aos locais. A própria comunidade protege o que é seu”, destaca.

Herval Silva nomeia, entretanto, desafios enfrentados pela fundação para dar continuidade das actividades de conservação, nomeadamente a obtenção de mais financiamentos para alargar as equipas e combater a apanha da espécie.

A temporada 2024 fica marcada pelo aparecimento, na ilha, de duas tartarugas-verdes e de uma tartaruga Oliva, que surgiu na ilha pela primeira vez. 

 

RL/JMV

Inforpress/Fim 

Partilhar