Frei Gilson Frede é o novo custódio dos irmãos Capuchinhos de Cabo Verde

Page d'accueil | Société
Frei Gilson Frede é o novo custódio dos irmãos Capuchinhos de Cabo Verde
12/04/24 - 12:50 pm

Cidade da Praia, 12 Abr. (Inforpress) - O frei Gilson Frede, director do Jornal Terra Nova, é o novo Governo da Custódia dos Irmãos dos Capuchinos de Cabo Verde para o triênio 2024-2027, sucedendo o Frei Matias Tavares, eleito em 2021.

Segundo informações avançadas hoje pela Diocese de Santiago de Cabo Verde, Gilson Frede foi eleito quinta-feira última durante o XV Capítulo Ordinário dos irmãos Capuchinhos na Domus Ordinis, uma espécie de Assembleia-geral, realizada em Mindelo, sede desta congregação religiosa presente no país desde 1947.

Frei Gilson Frede Barros de Pina, de 40 anos, foi eleito como novo ministro, sucedendo o frei Matias Tavares, eleito em 2021 e passa a contar com uma equipa de quatro conselheiros os freis José Garcia de Barros, Valter de Pina, Odair Manuel Lopes Gonçalves, Napoleão Coelho Gomes.

Natural de São Lourenço, na ilha do Fogo, frei Gilson Frede Barros de Pina ingressou no “Aspirantado dos Capuchinhos” em São Vicente aos 18 anos, fazendo a sua primeira profissão religiosa em Viseu, Portugal, em 2004.

Licenciado em teologia, formado em “Coaching pela Sociedade Cabo-verdiana de Coaching”, possui pós-graduação em marketing, é mestre em empreendedorismo e gestão de negócios, e actualmente está cursando um Doutorado em Desenvolvimento e Sustentabilidade Global.

Realizou seu biênio filosófico na Universidade Católica do Porto de 2004 a 2006, seguido por um estágio em Porto Novo, Santo Antão.

Em 2007, foi para a Itália, onde completou sua formação teológica e foi ordenado padre em 10 de Julho de 2011.

Desde então, Frei Gilson Frede vive e trabalha na cidade Praia, onde é professor de latim e educação moral e religiosa católica na Escola Amor de Deus desde 2011, e também leccionou latim na Uni-CV.

É professor na Escola de Formação Cristã da Diocese de Santiago, transformada em Escola Universitária Católica.

Desde 2013 é director do Jornal Terra Nova, impresso e online, e presidente da Fundação Padre Ottavio Fasano, que mantém importantes obras sociais na ilha do Fogo e em Santa Cruz.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Partager