Sal Rei, 03 Set (Inforpress) - O secretário nacional do Sintap, Luís Fortes, pediu hoje ao presidente da congénere do Siacsa para deixar os trabalhadores escolherem livremente os seus representantes, afirmando que em Cabo Verde há espaço para todos os sindicatos.
O sindicalista reagia em conferência de imprensa às afirmações do presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa), Gilberto Lima, segundo as quais o Sintap não tem legitimidade para representar e nem se reunir com esses trabalhadores já que estão associados no Siacsa.
Segundo Luís Fortes, no encontro realizado recentemente com a Câmara Municipal da Boa Vista apuraram que a autarquia tem 390 trabalhadores, dos quais cerca de 90 são sindicalizados, e, portanto, há espaço para todos os sindicatos.
O secretário nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Público (Sintap) sublinhou que o seu sindicato é de âmbito nacional e tem legitimidade para fazer encontros com todas as instituições da administração pública e do Estado.
Fez saber que o Sintap está na Boa Vista cumprindo o dever de ajudar a esclarecer sobre os princípios das leis que apoiam os trabalhadores e também ouvir os trabalhadores sobre a sua situação laboral, para poderem também dar a sua contribuição.
Para Luís Fortes atitudes do género, que o Sintap estranha “profundamente”, não abonam em favor do diálogo social e do entendimento entre os sindicatos e as entidades patronais.
Acrescentou que o Sintap vai para além dos seus sócios quando tem um problema global, como se está neste momento a vivenciar no país com a implementação da nova lei de base, do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), e a lei da regularização dos vínculos precários, pois sentem que de forma geral em Cabo Verde as instituições e os trabalhadores não estão devidamente informados.
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partager