Fórum Educação: Organização destaca bom andamento dos preparativos e envolvimento dos parceiros

Inicio | Sociedade
Fórum Educação: Organização destaca bom andamento dos preparativos e envolvimento dos parceiros
26/03/25 - 10:54 pm

Tarrafal, 26 Mar (Inforpress) –  O Fórum Internacional da Educação, agendado para os dias 09, 10 e 11 de Abril, está a ganhar forma com um expressivo número de inscritos e o forte apoio dos parceiros, segundo Florian Wegenstein, membro da organização. 

Com o tema “Ponte entre a ciência e a prática”, o fórum é promovido pela organização não governamental (ONG) Delta Cultura e reunirá especialistas e cientistas para discutir a relevância da neurociência no processo educacional e as suas implicações na formação de crianças e jovens.

Em entrevista à Inforpress, Wegenstein destacou que já há mais de 160 inscritos, predominantemente estudantes e professores universitários, uma das principais metas do evento, que busca preparar os futuros educadores do país.

Embora a demanda por alojamento tenha superado as expectativas, este responsável avançou que a organização está a trabalhar em parcerias para garantir transporte diário para todos os participantes, visando facilitar a sua participação.

Igualmente, destacou o apoio das instituições locais e nacionais, nomeadamente, a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, a Direcção Nacional da Educação e diversas universidades.

“Estamos convictos de que alcançaremos os nossos objectivos, dada a manifestação de interesse e o engajamento das diversas entidades”, afirmou Wegenstein.

Na ocasião, reforçou que o evento se propõe ser um espaço de troca de ideias e experiências, com o intuito de fomentar uma educação que valorize o potencial humano e prepare as novas gerações para um mundo em constante transformação.

Em termos de programação, explicou que o primeiro e o segundo dia vão ser dedicados a palestras e debates, enquanto o terceiro dia será formatado como um World Café, onde os participantes poderão discutir temas centrais em grupos menores e trocar ideias.

“É crucial integrar esse conhecimento para que os educadores compreendam melhor as emoções e o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, ressaltou Wegenstein.

O Fórum contará com a participação de renomados especialistas, incluindo Mary Helen Immordino-Yang da Universidade do Sul da Califórnia e Wolfgang Knecht, do ETH Zurich, entre outros. O evento promete ser um passo significativo na promoção de uma educação transformadora e inclusiva e um dos primeiros passos para a realização do sonho da Delta Cultura, de criar uma Vila de Educação que apoie o desenvolvimento integral das crianças.

A abertura do fórum ficará a cargo do Presidente da República, José Maria Neves.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar