São Filipe, 06 Fev (Inforpress) – Oito candidatas disputam na noite desta terça-feira, 06, na localidade de Campanas de Baixo, ilha do Fogo, o título da primeira edição do concurso Miss Banderona.
A introdução do concurso de miss é uma das novidades da edição 2024 da festa da Banderona, a maior festa tradicional da bandeira da ilha que desde o passado dia 20 de Janeiro está a movimentar a zona norte, em especial a comunidade de Campanas de Baixo, estando o término das festividades programadas para o dia 12 de Fevereiro.
Segundo a programação, a realização do concurso Miss com entrada grátis marca o início de uma semana de intensa actividades culturais com actuação de mais de duas dezenas de artistas renomados e que culminará no dia 12 com o almoço e a passagem da bandeira para o festeiro de 2025.
A eleita Miss Banderona terá direito um prémio monetário de 50 mil escudos e uma viagem para a ilha de Santiago com dois dias na Quinta da Montanha, a primeira e segunda damas terão direito a 30 e 20 mil escudos, respectivamente, a miss simpatia 10 mil e um Samsung, miss Facebook 10 mil e Air pods e miss fotogenia 15 mil escudos.
Já na segunda-feira realizou-se uma feira de saúde com consultas grátis para a população, assim como actividades culturais, nomeadamente o pilão.
Para quarta-feira a programação destaca a realização de prova de atletismo masculino e feminino e a realização da primeira edição de “noite branca” que contará com actuação de artistas como Denis Graça, primeira vez em Campanas de Baixo, Mito Kaskas, Bnine Pantera e Dj Skrillexcv.
A noite branca é a primeira de cinco noites culturais com actuação de artistas locais e nacionais como Neyma, Mucci, Zé Delgado, Kino Cabral, Grace Évora, June Freedom, Elji Beatzkilla, Zuleika Rosário, entre outros.
Dezenas de emigrantes da comunidade de Campanas de Baixo, sobretudo radicados nos Estados Unidos da América encontram-se na ilha do Fogo para as festas, e diariamente, no período da tarde/noite, regista-se grande movimentação de pessoas e circulação de viaturas na comunidade de Campanas de Baixo e em toda a zona norte do município de São Filipe.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar