São Filipe, 04 Jul (Inforpress) – Um novo estudo para avaliar a contaminação dos produtos por utilização de agrotóxicos e pesticidas vai ser encomendado ao Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, disse o ministro Gilberto Silva.
O titular da pasta da Agricultura, que reagia à questão levantada por um docente sobre a contaminação da cadeia alimentar com produtos agrotóxicos e pesticidas, lembrou que o anterior governo tinha realizado um estudo para avaliar com precisão a presença de agrotóxicos nos alimentos e concluiu-se que o nível estava “muito abaixo” do que tem sido a média dos alimentos importados.
“Há sempre uma preocupação, por isso vamos, através do INIDA, fazer outro estudo sobre este assunto”, admitiu Gilberto Silva, para quem é importante ter dados, mas sem alarmar a população.
Para Gilberto Silva, está-se a lidar, grosso modo, com uma agricultura que é “bastante orgânica” quando se compara as práticas agrícolas em Cabo Verde com a agricultura intensiva dos países que exportam bens agrícolas para outros países.
O ministro da Agricultura entende que é necessário agir sobretudo na prevenção como tem estado a fazer o MAA, sublinhando que o seu ministério está a desenvolver e privilegiar em matéria das pragas o chamado “combate integrado e o uso de bio pesticidas” e não defensivos químicos.
“É preferível que actuemos na prevenção com uma boa política sobre utilização dos agrotóxicos” defendeu Gilberto Silva, indicando que o país controla a própria importação de agrotóxicos e pesticidas.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar