Fogo: Ministro da Agricultura visita projectos descentralizados e participa no workshop sobre água e agricultura

Inicio | Ambiente
Fogo: Ministro da Agricultura visita projectos descentralizados e participa no workshop sobre água e agricultura
21/03/24 - 02:36 pm

São Filipe, 21 Mar (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, chega hoje à ilha do Fogo para visitar projectos descentralizados do seu ministério e assinalar datas comemorativas do mês de Março, referentes à agricultura, água, floresta e meteorologia.

Hoje, o primeiro de três dias de visita, o titular da pasta da Agricultura e Ambiente vai deslocar-se às parcelas agrícolas da zona sul, nomeadamente o perímetro irrigado de Monte Genebra e a quinta agropecuária Suifogo em Patim.

O obejctivo é conhecer de perto os projectos e serviços descentralizados em curso visando fortalecer as políticas de desenvolvimento agrícola, meteorológica, florestal e de gestão hídrica na região.

Na sexta-feira, 22, Gilberto Silva vai participar no workshop sobre “Água, meteorologia e agricultura” para assinalar os dias mundiais da Agricultura, Água, Floresta e Meteorologia, um evento que vai proporcionar, segundo uma nota de imprensa, uma plataforma vital para o intercâmbio de ideias, experiência e melhores práticas entre as autoridades locais, especialistas e intervenientes nestes sectores.

A abertura do workshop contará com intervenção do presidente da câmara de São Filipe, representante da FAO em Cabo Verde e do ministro da Agricultura, seguido de apresentação dos painéis “Água e saneamento em Cabo Verde”, “Agricultura, floresta e comunidades rurais” e “Meteorologia e acção climática”.

Para o último dia da visita está programada a realização de uma caminhada ecológica no percurso sede do Parque Natural do Fogo em Chã das Caldeiras até o perímetro florestal de Monte Velha.

A caminhada ecológica é para destacar a importância da preservação ambiental e do ecoturismo como componentes essenciais para o desenvolvimento sustentável da ilha e constitui também uma oportunidade para apreciar a beleza natural da ilha e para plantação de espécies endémicas ao longo do percurso.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar