São Filipe, 03 Jul (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente promove hoje em São Filipe uma jornada de reflexão sobre os desafios e soluções para gestão da água e saneamento visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e sustentabilidade ambiental.
A jornada de reflexão sobre os desafios da água e saneamento na ilha do Fogo vai reunir os operadores, reguladores, população, instituições públicas e privadas e representantes do Governo para em conjunto apresentar e debater soluções inovadoras e sustentáveis para o sector.
A abertura do evento conta com intervenção do representante da Câmara Municipal de São Filipe, do encarregado de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo Thomas Barbancey através de vídeo e do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Após a cerimónia de abertura será apresentado o Relatório Anual dos Serviços de Água e Saneamento em Cabo Verde (RASAS) e das comunicações dos representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), da Água de Rega, de Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), das diferentes empresas de abastecimento de água das ilhas do Fogo/Brava, Santiago, Maio, Boa Vista e de Ponta Preta (Sal).
Além de participar na jornada de reflexão sobre os desafios da água e saneamento o titular da pasta da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que chegou terça-feira à ilha para uma visita de trabalho de três dias, visitou na tarde de terça-feira a delegação do seu ministério, seguindo depois para Chã das Caldeiras para seguimento da campanha de vindima 2024.
Ainda no primeiro dia, Gilberto Silva visitou o laboratório INIDA de produção de inimigos naturais em Campanas de Baixo e a empresa Frutal Invest que se dedica a culturas protegidas.
O objectivo principal da visita é conhecer de perto os projectos e serviços descentralizados que estão em curso na ilha, visando fortalecer as políticas de desenvolvimento da gestão hídrica na região.
Assim, na quinta-feira o titular da pasta da Agricultura e Ambiente tem programado visita às instalações da Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava, às infra-estruturas hidráulicas do Fogo situadas nas zonas norte e sul da ilha, assim como visita à empresa agropecuária Suifogo e à Queijaria da Cooperativa de Produtos Agropecuários de Cutelo Capado (Coopap).
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar