São Filipe, 18 Mar (Inforpress) – A loja dos Correios de Ponta Verde, zona norte do município de São Filipe, inaugurada hoje, representa um investimento de sete mil contos e presta todos os serviços e produtos da empresa, disse Isidoro Gomes.
O presidente do Conselho de Administração dos Correios, Isidoro Gomes, que falava na cerimónia de inauguração da loja, disse que se trata de um investimento que valeu a pena e tem retorno garantido porque todos os clientes, para os Correios, têm a mesma importância, esteja onde estiver.
A criação da loja de Ponta Verde surgiu há dois anos, aquando da abertura de um posto de Correios em Patim para servir a zona sul, referiu Isidoro Gomes, indicando que esta empresa decidiu avançar com abertura de uma agência que albergasse um posto da Caixa Económica, razão porque a sua implementação demorou um pouco mais.
Para a abertura da Loja os Correios contaram com parcerias que juntaram a Câmara Municipal de São Filipe, a Caixa Económica e muitas outras parcerias para tornar possível a iniciativa que se enquadra no projecto de renovação de toda a rede comercial dos Correios.
“Desde o primeiro dia que assumimos a liderança desta particular empresa, fomos sempre confrontados com situações complexas envolvendo a renovação da rede comercial existente e a contínua aproximação dos serviços aos cidadãos com alargamento dos pontos de distribuição”, disse o PCA dos Correios.
Segundo o mesmo neste momento os Correios têm dez intervenções a nível do país e o objectivo é, até final deste ano, fechar o projecto de remodelação da rede comercial dos Correios, referiu Isidoro Gomes, lembrando que se trata de um projecto orçado em mais de 250 mil contos e que directa e indirectamente criará mais de 500 postos de trabalho no sector de construção e afins.
“Com a mobilização de financiamento para o nosso plano de investimento queremos a aceleração das áreas de negócio de crescimento, aumentar a eficiência operacional e reduzir as perdas e a pegada de carbono em linha com os objectivos do país neste sector, diversificar a oferta”, destacou Isidoro Gomes sem esquecer o comércio electrónico, a modernização das infra-estruturas e a optimização do quadro de pessoal.
“A nossa grande missão é transformar esta nobre empresa numa entidade empresarial sustentável a nível económico, financeiro, técnico e social”, rematou Isidoro Gomes.
Por sua vez o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, disse que “não há vilas sem os serviços públicos empresariais na comunidade e para servir a comunidade”, sublinhando que quando assumiu a câmara municipal, em 2020, encontrou um município que tinha vilas decretadas em termos de estatutos, mas que não passavas de zonas comuns em termos de proximidades de serviços públicos e empresariais.
Em parceria com várias instituições do Estado e privadas conceptualizou e desenhou um conceito moderno de proximidade, porque não bastava apenas aproximar os serviços camarários à população que queria sentir o poder e os serviços mais próximos da comunidade.
Foi com este objectivo que se institui a Casa de Munícipe de Ponta Verde para servir toda a zona norte, prestando serviços alargados desde o pagamento de facturas de água, energia, acesso a todos os serviços da câmara municipal com comodidade e rapidez, poupando tempo e dinheiro, referiu o edil.
Segundo o mesmo, está em formação um grupo de atendedores para que a Casa do Munícipe passe a ter os serviços de criação de empresas, acesso aos serviços de Registo Civil para que a partir de Ponta Verde se possa projectar a potencialidade do norte do município.
A parceria com a empresa mais antiga de Cabo Verde que, este ano, celebra os 175 anos, é, no dizer de Nuías Silva, “especial” e vai muito além da expectativa inicial concretizada nesta “bela e bonita” loja que dignifica não só os Correios como a comunidade de Ponta Verde.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar