São Filipe, 15 Set (Inforpress) – A estreia do filme “Sodade” encantou as pessoas que se deslocaram na noite de sábado, 14, ao Centro Cultural Armand Montrond para assistir a estreia e, no final, manifestaram-se de pé nos aplausos aos promotores.
Depois da estreia na cidade da Praia no passado dia 24 de Agosto, o filme, rodado na ilha do Fogo, foi exibido em São Filipe e marcado por uma “adesão surpreendente” do público.
O produtor de “Sodade”, Saulo Montrond, explicou que a estreia na Ilha do Fogo estava inicialmente programada para ser a primeira, mas contratempos e questões de logísticos com a vinda dos actores que estavam nos Estados Unidos da América, que não aconteceu, e o facto dos parceiros estavam na Cidade da Praia determinou a estreia na cidade da Praia.
"Para não perder tempo, fizemos a estreia na cidade da Praia, mas sempre com o compromisso de também estrear aqui na Ilha do Fogo. E hoje estamos aqui," declarou Saulo Montrond.
A mesma fonte indicou que a reação do público na ilha do Fogo “superou as expectativas” iniciais, especialmente porque o cinema é uma arte nova e as pessoas estão mais habituadas a ir a festivais de música e outras festas.
“Não estava à espera de ter tanta gente”, reforçou Saulo Montrond, que acrescentou que os aplausos no final da sessão significam que as pessoas gostaram da estória do “Sodade”, um filme de amor e drama envolvendo traição e ódio.
À semelhança da cidade da Praia, no Fogo as pessoas sugeriram uma sequência do filme e a produção está a trabalhar na “Sodade II” e a realizadora e atriz principal, Sarah Grace, que realizou e escreveu filme, já começou a escrever “Sodade II” que poderá ser filmado no próximo ano.
Saulo Montrond destacou que um dos principais objectivos do projecto é promover Cabo Verde e sua cultura.
Na qualidade de produtor disse apostar e acreditar que a ficção tem um “enorme potencial” para promover a cultura de Cabo Verde e criar oportunidades de emprego, descobrir talentos locais.
Apontou como exemplo que muitos dos actores não estavam no plano e que eram simples figurantes, mas acabaram por desempenhar papéis principais.
“O filme é uma forma também de promover Cabo Verde e ‘Sodade II’ vai ser filmado não só na ilha do Fogo, porque a estória começou aqui, mas mostrar mais Cabo Verde”, disse o produtor que lembrou que se trata de um projecto-piloto.
“Já exibimos o filme na Praia e na ilha do Fogo e estamos apenas à espera de fechar o local e a data em São Vicente que era para ser na próxima semana, mas devido a limitações de espaços e não fazer duas sessões em espaços pequenos queremos fechar um espaço maior o que exige autorização e acredito que Mindelo será no próximo mês, assim como em Portugal” disse.
O produtor avançou ainda que "Sodade" já tem agendado um tour internacional, com data confirmada para 29 de Setembro na cidade de Brockton (Estados Unidos da América) e uma turnê por seis países europeus, Suíça, Suécia, Espanha, Itália, Portugal e Luxemburgo.
Arescentou que no caso de Portugal a produção está já a trabalhar com uma produtora para fechar data e local, mas vai ser no próximo mês de Outubro.
“O objectivo é levar o filme para tudo quanto é canto do mundo e ao mesmo tempo estamos a participar em muitos festivais de cinema e por isso o filme ainda não está disponível nas principais plataformas digitais o que acontecerá assim que terminar a fase de concurso para muitos festivais” destacou Saulo Montrond.
A realizadora e atriz principal, Sarah Grace, natural da ilha do Fogo e emigrante nos Estados Unidos da América, expressou sua emoção com a reação do público.
"Não consigo explicar o sentimento das pessoas e a reação como gostaram. As palavras bonitas recebidas após o filme foram emocionantes e inspiradoras. Estou muito emocionada e não esperava tanta reação positiva. Isso me motiva a fazer ainda mais," referiu.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar