São Filipe, 09 Ago (Inforpress) – Uma equipa da Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE) encontra-se na Região Fogo/Brava no quadro da apresentação de projectos de energia renovável.
A equipa, que se encontra na ilha Brava, foi recebida no meio desta semana na Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo onde foi socializado o projecto da construção da central fotovoltaica de Monte Dalgoeiro.
A vereadora pela área das infra-estruturas e presidente substituta da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Adileusa Montrond disse à Inforpress que se trata de um projecto de energia renovável financiado pelo Ministério das Finanças, através do Banco Mundial e cuja execução está calendarizada para 2025.
O projecto de construção da central fotovoltaico em Monte Dalgoeiro tem capacidade para 1.3 megawatts e um sistema de armazenamento de energia de 2.08 megawatts e já foi objecto de concurso com contrato assinado com o consórcio APP/Sage e está em processo de elaboração do projecto que vai ser executado em 2025 num prazo de seis meses.
O objectivo é aumentar a produção de electricidade a partir de fontes renováveis e o projecto representa, segundo a vereadora, um “passo significativo” para a sustentabilidade energética da região.
Além de socializar o projecto, a equipa de UGPE acompanhado de uma equipa da edilidade de Santa Catarina do Fogo visitou o Monte Dalgoeiro onde será construída a central, situada antes do povoado de Fonte Aleixo.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar