Fogo: “Construir a resiliência mental dos jovens” é o primeiro painel a ser discutido no fórum regional da juventude

Inicio | Sociedade
Fogo: “Construir a resiliência mental dos jovens” é o primeiro painel a ser discutido no fórum regional da juventude
17/05/24 - 10:18 am

São Filipe, 17 Mai (Inforpress) – “Construir a resiliência mental dos jovens” é o primeiro painel em debate no fórum regional da juventude, que decorre hoje e sábado na cidade de São Filipe, sob o lema “Futuro inclusivo: Juventude resiliente e vida saudável”.

Dentro do primeiro painel, que será debatido logo após a sessão de abertura, serão abordadas questões como a “prevenção do suicídio na juventude como transtornos mentais que podem levar ao suicídio”, “prevenção do uso das drogas ilícitas e o impacto do uso na camada juvenil” e “prevenção de alcoolismo e as consequências do seu uso para a saúde física, mental e social dos jovens”.

Antes do segundo painel sobre “oportunidades na educação versus emigração” subdivididos em três subtemas, nomeadamente oportunidades de educação/formação profissional e mercado de trabalho, qual o impacto da emigração na vida dos jovens cabo-verdianos e desafios da adaptação e desafios dos jovens se prepararem adequadamente para a mudança para melhor integração no país de acolhimento haverá um espaço de “talk show” com o artista Gá da Lomba.

No período da tarde está programado um workshop sobre “que apoio e acções a serem realizadas para a prevenção da saúde mental (suicídio) a nível comunitário” com abordagem de vários itens como “conectividade à rede social versus saúde mental” e “nutrição e vida saudável” seguido de aula prática de desporto.

O primeiro dia do fórum será encerrado com aula de música, competição de natação na piscina municipal, torneio relâmpago de futsal na placa de Alto Santa Luzia e actividade “meximexê” na praça do Presídio.

Para o segundo dia do fórum o grande tema a ser analisado gira à volta do “turismo e agricultura inteligente” com apresentação do terceiro painel “politicas públicas para a promoção do turismo e agricultura”.

Este painel será dividido em três subtemas, nomeadamente “boas práticas internacionais de turismo sustentável, iniciativas do turismo rural em Cabo Verde, políticas públicas de incentivo”, “papel da agricultura moderna na mitigação das alterações climáticas” e “oportunidades de negócios e financiamentos para juventude no sector do turismo e agricultura”.

Durante o debate serão apresentados alguns testemunhos de jovens com intervenções nos sectores de turismo e agricultura com apresentação de projectos, nomeadamente de “Fogoconservas”, “produção de banana” e “destino Fogo”.

No período da tarde do segundo dia do fórum os jovens deslocam-se a Chã das Caldeiras para visita temática e workshop ligado ao “empreendedorismo e desenvolvimento de negócios locais”, “roteiros turísticos” e “oportunidades de emprego para jovens”.

O encerramento do fórum regional dos jovens das ilhas de Sotavento (Fogo, Brava, Santiago e Maio) acontece na comunidade de Chã das Caldeiras e conta com intervenção do presidente da câmara de Santa Catarina do Fogo, representante residente do PNUD/UNICEF/UNFPA e do ministro-adjunto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar