São Filipe, 01 Abr (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó em parceria com Associação de Montado Nacional deu início aos preparativos para a produção de dez mil plantas endémicas de sete espécies diferentes para recuperar áreas degradadas dentro do Parque Natural do Fogo (PNF).
A produção das plantas endémicas, segundo uma nota publicada na página da associação nas redes sociais, enquadra-se no Programa de Conservação de Plantas Endémicas de Cabo Verde, denominado “é o momento para a conservação das plantas endémicas ameaçadas de Cabo Verde” com carácter nacional, financiado pela fundação Suíça, Audemars Pigue.
O objectivo é recuperar as áreas degradadas dentro do Parque Natural do Fogo (PNF) com destaque para a zona de Montado Nacional.
Das dez mil plantas endémicas que serão produzidas pela Associação Projecto Vitó, constam as espécies como Língua-de-vaca, Lantisco, Mato-botão, Losna, Sabão-de-feiticeira, Cravo-brabo e Aipo, tendo a equipa de trabalho realizado algumas actividades como colheita de sementes, montagem do viveiro e preparação do substrato.
Recorda-se que no ano passado a Associação Projecto Vitó, em parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e Associação de Desenvolvimento Comunitário de Montado Nacional e no quadro do Programa de Conservação de Plantas Endémicas produziu igual quantidade de plantas endémicas que foram afixadas após a queda das chuvas nas áreas degradadas do PNF.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar