
São Filipe, 30 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado das Comunidades, Vanuza Barbosa, encerrou, sábado, a primeira edição do salão internacional do vinho, bebidas e produtos agropecuários do Fogo, Provinho, com apelo ao fortalecimento do enoturismo.
O Provinho, cujos três dias de actividades terminam este domingo e abrangeram os três municípios da ilha do Fogo, deixou uma “marca inédita” no percurso turístico da ilha, segundo os promotores.
Durante a cerimónia de encerramento antecipado, a secretária de Estado das Comunidades, Vanuza Barbosa, destacou que o evento simboliza “um momento ímpar” na estratégia nacional de diversificação da oferta turística, valorizando as especificidades de cada ilha.
Vanuza Barbosa realçou o contributo das conferências realizadas ao longo do salão, que aprofundaram temas como a sustentabilidade do sector vitivinícola e sublinhou que os debates permitiram “sair mais enriquecidos em ideias e conhecimento”, reforçando o potencial do Fogo para consolidar um produto turístico diferenciador.
A secretária de Estado apontou ainda que o caminho para o desenvolvimento deste nicho, especialmente o enoturismo, exige união entre governo, autarquias e produtores locais.
Dirigindo-se aos autarcas dos municípios de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, presentes na “gala Provinho” realizada na noite de sábado, 29, Vanuza Barbosa incentivou-os a aproveitar a experiência do Provinho para ampliar a oferta turística ligada ao vinho e aos produtos tradicionais.
A secretária de Estado lembrou que o enoturismo vai muito além da produção do vinho, agregando elementos culturais e gastronómicos como queijos, doces e o folclore da ilha.
Neste sentido, lançou um desafio inspirado numa proposta do Instituto do Turismo de Portugal para mapear toda a cadeia produtiva da ilha, desde o número de queijarias, propriedades vitícolas, vinhas existentes e respectiva localização, para subsidiar novos projectos de dinamização do sector.
A governante reforçou que o executivo continuará a ser um “parceiro firme” neste processo, apoiando iniciativas que fortaleçam o impacto turístico do Fogo e valorizem a vocação natural da ilha.
Aproveitou também para felicitar os distinguidos no evento, estendendo o reconhecimento a todos os que contribuem para elevar a qualidade da hotelaria e da gastronomia locais.
Ao finalizar, Vanuza Barbosa agradeceu à organização, ao Instituto do Turismo de Cabo Verde e à empresa Inforplus, pela perseverança e pelo sucesso desta primeira edição, que, segundo afirmou, “certamente será a primeira de muitas”.
A administradora do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Vânia Rodrigues, disse que a primeira edição do Provinho foi um sucesso e assegurou que esta iniciativa veio para ficar com a sua realização anual.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar