
São Filipe, 18 Ago (Inforpress) – A comunidade de São Jorge passa a dispor de uma nova actividade económica ligada ao turismo náutico, resultante do projecto pesca recreativa, implementado pela Cooperativa Ecopesca com apoio da Cospe.
O projecto, com duração de oito meses, foi financiado no âmbito do Apoio ao Terceiro, integrado no projecto Destino Fogo – Desenvolvimento Ecológico Sustentável do Turismo e Inovação na Oferta no Fogo, financiado pela União Europeia e implementado pela Cospe em parceria com organizações locais da sociedade civil.
A iniciativa teve como principal objectivo diversificar as fontes de rendimento da comunidade de São Jorge, mas especificamente na estância balnear e porto de desembarque de pescado de Salinas, tradicionalmente dependente da pesca de subsistência, através da criação de uma actividade ligada ao turismo de natureza e aventura.
Durante a execução do projecto, os membros da Cooperativa Ecopesca beneficiaram de formação especializada em guia e mergulho, adquirindo competências para acompanhar visitantes nas actividades subaquáticas e de exploração costeira, com segurança e qualidade.
Foram igualmente adquiridos equipamentos de pesca e mergulho necessários para a criação e funcionamento da nova actividade, permitindo à cooperativa disponibilizar, de forma autónoma e profissional, experiências de pesca recreativa, pesca desportiva e passeios marítimos a turistas e visitantes.
De acordo com a Cospe, esta nova valência contribui para posicionar São Jorge Salinas como um destino emergente de turismo de natureza e aventura na ilha do Fogo, ao mesmo tempo que cria uma fonte complementar de rendimento para as famílias ligadas à cooperativa.
A iniciativa pretende ainda contribuir para reduzir a pressão sobre os recursos pesqueiros, promovendo formas mais sustentáveis de utilização dos recursos marinhos e valorizando o potencial natural da comunidade costeira.
A cerimónia de encerramento do projecto está marcada para quarta-feira, 19, na comunidade de São Jorge/Salinas, com a participação de representantes da Cospe, da Cooperativa Ecopesca, das autoridades locais e comunidade beneficiária.
O programa inclui a apresentação dos resultados alcançados ao longo dos oito meses de implementação e uma demonstração das novas capacidades adquiridas pelos membros da cooperativa.
A Cospe destaca que o projecto se enquadra numa estratégia mais ampla de valorização dos recursos endémicos da ilha e de diversificação da oferta turística, com foco no desenvolvimento ecológico sustentável e na inclusão social das comunidades.
O encerramento do projecto marca, assim, não apenas o cumprimento dos objectivos definidos, mas também o início de uma actividade económica que se pretende manter na comunidade de São Jorge Salinas para além do período de financiamento, contribuindo para a geração continuada de rendimento e para a diversificação da economia local.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar