Fogo: Salão Provinho 2025 arranca hoje com três dias dedicados ao enoturismo, cultura e agroindústria

Inicio | Economia
Fogo: Salão Provinho 2025 arranca hoje com três dias dedicados ao enoturismo, cultura e agroindústria
28/11/25 - 09:15 am

São Filipe, 28 Nov (Inforpress) - A ilha do Fogo recebe de hoje a domingo, 30, a primeira edição do Salão Internacional do Vinho, Bebidas e Produtos Agropecuários (Provinho) promovido pelo Ministério do Turismo e Transportes em parceria com a Infoplus.

A iniciativa, considerada estratégica para o desenvolvimento do enoturismo e para a dinamização da economia local, surge como uma montra para reforçar a visibilidade da Zona Económica Especial do Fogo (ZEEF).

Integrado no Programa Operacional do Turismo (POT), o Provinho distingue-se por ser a única feira profissional em Cabo Verde dedicada exclusivamente à promoção de vinhos e produtos agropecuários nacionais e internacionais.

A primeira edição reúne produtores, distribuidores, compradores, especialistas e diversas instituições do sector, além de parceiros de cooperação, municípios, universidades, enólogos e chefs convidados.

O evento traça metas ambiciosas como promover o enoturismo e os produtos agropecuários do Fogo e de Cabo Verde, consolidar-se como a maior feira profissional do sector no país e impulsionar a distribuição de produtos e marcas nacionais.

Outra meta é criar espaço de formação, networking e negócios entre agentes do trade turístico e posicionar o vinho do Fogo como uma marca de referência nacional com projeção internacional.

Produtores locais de vinho, queijo, enchidos, artesanato e gastronomia, bem como restaurantes e operadores turísticos da ilha terão participação activa, fortalecendo a economia da ilha e estimular o surgimento de novos negócios ligados à valorização dos produtos endógenos.

A programação decorre em vários polos da ilha, incluindo Casas do Sol, Chã das Caldeiras, Mosteiros e diversas adegas.

A abertura oficial está marcada para hoje na Casas do Sol, seguida de uma conferência dedicada ao tema “Valorização da região Fogo/Brava no contexto da enologia”.

Com esta primeira edição, Provinho afirma-se como um marco na diversificação da oferta turística cabo-verdiana, no fortalecimento da identidade vínica nacional e na criação de novas oportunidades de negócio, reforçando Cabo Verde como um destino sustentável, autêntico e competitivo.

A sessão de abertura conta com intervenção do edil de São Filipe, Nuías Silva, da administradora do Instituto do Turismo, Vânia Rodrigues, do CEO do Infoplus, Carlos Morgado, da embaixadora da União Europeia, Sylvie Millot e do ministro do Turismo e Transportes José Luís Sá Nogueira.

Segue-se uma visita guiada pelos expositores e produtores e a conferência sobre “Valorização da região Fogo/Brava no contexto da enologia”, moderado por Fausto do Rosário, e contando com participação do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ilha do Fogo, das adegas da Ilha do Fogo, da universidade de Cabo Verde.

Abertura do salão de exposição/praça de restauração com provas de vinhos, show cooking e harmonização com participação de chefes de cozinha, enólogos e ‘sommelier’, experiências alimentares com queijos e enchidos da ilha constam da programação para o primeiro dia do Provinho.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar