São Filipe, 20 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, apelou hoje à união de sinergias dos operadores turísticos, investidores e entidades públicas para prepararem a ilha do Fogo para se tornar um destino turístico de excelência.
Durante o encontro de socialização dos novos instrumentos para o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde, apresentados pelo Instituto de Turismo de Cabo Verde, Nuías Silva reconheceu que o transporte aéreo e marítimo ainda é um dos maiores entraves ao crescimento turístico da ilha, mas o edil acredita que este é um desafio que será superado em breve.
“O problema dos transportes será resolvido. É uma questão imperativa para o país conseguir se desenvolver”, advogou Nuías Silva que pediu aos operadores que acreditem no potencial da ilha e comecem a investir desde já.
Nuías Silva destacou que o objectivo não é apenas atrair mais turistas, mas posicionar o Fogo como um destino de turismo de qualidade, ligado à natureza, ao meio ambiente, à cultura e à autenticidade da região.
“Não esperem que as pessoas venham investir só depois que tudo estiver pronto. O investimento que precisamos é que as pessoas acreditem agora no potencial futuro do destino Fogo” reforçou.
Para Nuías Silva, o verdadeiro diferencial da ilha está na sua capacidade de trabalhar de forma coordenada, com os operadores, o Instituto de Turismo de Cabo Verde e as comunidades locais e acredita que, com este alinhamento, o Fogo pode não apenas reter a sua população, mas também atrair novos residentes e profissionais nos próximos anos.
Nuías Silva classificou os novos instrumentos socializados, nomeadamente, o Decreto-Lei do Alojamento Complementar e a plataforma SIGIT, como “peças fundamentais” de um grande puzzle que está a ser montado para formar o destino turístico da ilha do Fogo.
“Precisamos preparar os hotéis, os restaurantes, os profissionais da restauração e as ofertas turísticas. Estes instrumentos servem exactamente para isso, criar um ecossistema favorável ao turismo sustentável e de excelência”, referiu.
Nuías Silva aproveitou o momento e dirigiu-se directamente aos investidores nacionais e da diáspora, garantindo que a câmara municipal está pronta para apoiar todas as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do sector.
“A câmara municipal estará sempre do vosso lado. Acreditem e invistam agora para juntos transformarmos esta ilha num dos melhores destinos turísticos de Cabo Verde. Não queremos ser apenas os maiores, queremos ser os melhores”, concluiu.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar