São Filipe, 05 Fev (Inforpress) - O presidente da câmara, Nuías Silva, destacou a importância do mar como a maior riqueza de Cabo Verde e o considerou como “pilar estratégico fundamental para o desenvolvimento do país”.
Durante o encontro com pescadores, peixeiros e peixeiras de São Filipe, Nuías Silva enfatizou que o mar deve ser o foco central da estratégia de desenvolvimento dada a sua imensa potencialidade e os benefícios que podem trazer para diversos sectores da economia.
“Cabo Verde, que é um país mais marinho do que terrestre, possui uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) vasta e rica, onde estão presentes barcos de pesca de diversas partes da Europa e outros países”, disse o edil de São Filipe, para quem ainda não se tem explorado o mar de forma estratégica e abrangente como deveria, o que limita o crescimento económico e o potencial de transformação do país.
"Precisamos mudar a forma como enxergamos o mar. Não podemos vê-lo apenas como um meio de subsistência, mas como um verdadeiro pilar do desenvolvimento. Não é um trabalho da câmara municipal sozinha, mas do próprio Governo, que deve colocar o mar como centralidade do desenvolvimento de Cabo Verde", afirmou Nuías Silva.
O mesmo ressaltou que o mar e a pesca são elementos essenciais para o crescimento económico, com um grande potencial para o país se tornar uma potência na indústria pesqueira e sublinhou a necessidade de uma pesca sustentável, que permita a industrialização do sector e a transformação de pescado para abastecer o mercado turístico, hoteleiro e o mercado interno, com produtos frescos e de alta qualidade.
O presidente da edilidade de São Filipe mencionou ainda que o mar não está restrito apenas à pesca e vê um futuro promissor onde o mar possa ser a base para a criação de indústrias ligadas à pesca, à aquicultura e outros sectores estratégicos, ampliando ainda mais as possibilidades de desenvolvimento do país.
Além da pesca e indústria, Nuías Silva apontou o mar como uma fonte inesgotável de riqueza em diversas áreas, como ciência, desportos e até mesmo na agricultura.
“O mar pode fornecer estudos de alto valor para a indústria farmacêutica e o sector da saúde, além de ser uma grande fonte de recursos para o turismo e desportos náuticos”, disse Nuías Silva, que destacou a relevância do mar para a agricultura, considerando que a escassez de água em Cabo Verde é um dos maiores desafios do país, mas que através da dessalinização da água do mar, é possível criar condições para o desenvolvimento de uma agricultura mais robusta.
Para Nuías Silva, é fundamental que se invista fortemente no mar porque o desenvolvimento de uma pesca de qualidade, a melhoria das condições dos pescadores e a expansão da actividade económica ligada ao mar são passos essenciais para alcançar um futuro próspero para o país.
"O investimento no mar deve ser grande. É nele que encontramos uma fonte inesgotável de recursos para impulsionar o desenvolvimento do país e garantir uma maior qualidade de vida para os cabo-verdianos", concluiu o presidente da câmara de São Filipe.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar