Fogo: Médicos cubanos celebram 26 de Julho com actividade político-cultural em homenagem à Revolução Cubana

Inicio | Cooperação
Fogo: Médicos cubanos celebram 26 de Julho com actividade político-cultural em homenagem à Revolução Cubana
24/07/25 - 08:45 am

São Filipe, 24 Jul (Inforpress) – Os médicos da Brigada Médica Cubana (BMC) na Região Fogo/Brava promovem no sábado, 26, um encontro especial para assinalar o 26 de julho, data que marca o início da Revolução Cubana, em 1953.

O chefe da BMC, Orlando Iriban Paz, disse que o encontro tem como objectivo celebrar os ideais de liberdade e solidariedade que motivaram o Movimento de 26 de Julho, liderado por Fidel Castro.

A iniciativa contará com uma programação político-cultural diversificada e será também um espaço de partilha entre os profissionais cubanos de saúde e os cabo-verdianos que estudaram em Cuba, além de amigos solidários, funcionários do Hospital Regional, da Delegacia de Saúde, autoridades locais e representantes institucionais da região.

O encontro, que contará com um almoço especial com prato típico cubano, foi concebido como uma oportunidade para reforçar os laços de irmandade e cooperação entre Cuba e Cabo Verde.

Foram convidados os presidentes das câmaras e das assembleias da Região e representantes de diversas instituições locais.

Actualmente, a Brigada Médica Cubana conta com 11 especialistas em várias áreas de actuação, sendo nove a prestar serviço na ilha do Fogo, no Hospital Regional São Francisco de Assis e na Delegacia de Saúde de São Filipe, e dois destacados na Delegacia de Saúde da ilha Brava.

A celebração do 26 de Julho não apenas recorda um marco histórico da luta pela liberdade, como também simboliza a continuidade da colaboração fraterna entre os dois povos, sobretudo na área da saúde, onde Cuba tem desempenhado um papel de destaque no reforço dos serviços médicos em Cabo Verde.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar