Fogo: Intercâmbio de judo reforça capacitação de atletas e abre caminho para sediar campeonato nacional

Inicio | Desporto
Fogo: Intercâmbio de judo reforça capacitação de atletas e abre caminho para sediar campeonato nacional
24/08/25 - 12:12 pm

São Filipe, 24 Ago (Inforpress) – A ilha do Fogo está a realizar um intercâmbio de judo que serve de teste para a sua candidatura a anfitriã do campeonato nacional da modalidade em 2026, segundo a Associação Regional de Judo do Fogo (ARJF).

O presidente da associação, Adilson Gomes, disse à Inforpress que o intercâmbio, com a participação de mais de 70 atletas do Fogo, Maio e Santiago, é um “passo estratégico” para dinamizar a modalidade na ilha e para avaliar as suas capacidades logísticas e organizacionais.

O programa iniciado dia 21 decorre até o dia 28 de Agosto, promovendo a prática desportiva, a formação técnica, a convivência cultural e o fortalecimento dos laços entre jovens judocas do arquipélago.

Ao longo dos oito dias de intercâmbio, os atletas participam em treinos técnicos e táticos, palestras formativas, actividades recreativas e visitas culturais, assim como acções de cidadania, como campanhas de limpeza e plantação de árvores.

A programação inclui ainda sessões religiosas, palestras sobre disciplina, cidadania, bom uso da internet, torneios internos, actividades físicas ao ar livre.

A sessão de demonstração de judo no bairro de Belcthes, São Filipe, foi interrompido minutos depois devido a queda de chuva e para hoje está previsto uma campanha de limpeza e plantação de árvores na Escola Secundária Pedro Verona Pires em Ponta Verde, exame de graduação dos alunos da Ilha do Maio.

Adilson Gomes não esconde o entusiasmo com a possibilidade de a ilha do Fogo acolher, em 2026, o campeonato nacional da modalidade e segundo o mesmo, o intercâmbio serve como uma avaliação real das condições logísticas e técnicas da ilha para sediar o campeonato.

“Acho que a ilha tem condições para receber o campeonato nacional. Precisamos continuar a investir e melhorar algumas infra-estruturas, mas estamos no caminho certo. Este intercâmbio é parte desse processo de preparação”, afirmou.

A ARJF abriu recentemente uma nova escola de judo na zona de Ponta Verde, após várias tentativas fracassadas de encontrar espaço adequado na cidade de São Filipe.

“Infelizmente não conseguimos espaço na cidade, mesmo depois de procurarmos com vários parceiros. Acabamos por instalar a escola em Ponta Verde. Ainda assim, temos limitações, principalmente pela falta de tatamis adequados”, explicou o dirigente.

Adilson Gomes confirmou que já foi feito um pedido formal ao Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) para a aquisição de tatamis específicos para judo e sublinhou que só conseguirá abrir uma escola com, no mínimo, 99 peças de tatami, o que garante uma área segura de combate.

Durante o intercâmbio, também estão a ser realizadas formações para árbitros e monitores, além de palestras educativas, numa tentativa de criar uma base técnica sólida na ilha.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar