Fogo: Ilha "explode" em festa com apuramento de Cabo Verde pela primeira vez para o Mundial de Futebol

Inicio | Desporto
Fogo: Ilha "explode" em festa com apuramento de Cabo Verde pela primeira vez para o Mundial de Futebol
13/10/25 - 06:49 pm

São Filipe, 13 Out (Inforpress) - A cidade de São Filipe, capital da ilha do Fogo vive esta tarde momentos de pura “emoção e euforia” com o apuramento histórico da selecção nacional de futebol de Cabo Verde para o Campeonato do Mundo de Futebol.

É a primeira vez na história de Cabo Verde independente que a selecção do futebol consegue o apuramento para o mundial.

Durante o jogo, o ambiente era de expectativa e a cidade “mergulhou” num silêncio quase total, quebrado apenas pelo som das rádios e transmissões pela televisão em bares e estabelecimentos comerciais.

No entanto, tudo mudou com o primeiro golo de Cabo Verde, que fez ecoar as primeiras buzinas de viaturas e gritos de esperança nas ruas e com o segundo golo, a emoção transbordou e os festejos começaram a ganhar força, mesmo antes do apito final e com o resultado de 3-0.

Apesar de cortes prolongados e frequentes de energia eléctrica em vários bairros, que impediram muitas pessoas de assistir ao jogo pela televisão, os adeptos não desistiram e muitos recorreram a aplicações móveis e transmissões nos telemóveis para acompanhar o momento decisivo, segundo constatou a Inforpress numa ronda pelos bairros da cidade de São Filipe.

Os bares da cidade tornaram-se pontos de concentração, com pequenos grupos reunidos para apoiar a selecção, partilhando a ansiedade e a alegria e assim que o árbitro apitou o final da partida, as ruas de São Filipe transformaram-se num “mar de celebração”.

Carros circularam em desfile, com buzinas, bandeiras e gritos de vitória, enquanto centenas de pessoas tomaram as ruas em todos os bairros, num verdadeiro carnaval espontâneo de patriotismo e alegria.

Os festejos não se limitaram à cidade, relatos vindos do interior da ilha e dos outros municípios confirmam que todo o Fogo está em festa, com manifestações de orgulho e emoção.

A alegria ganha ainda mais significado neste ano de 2025, em que Cabo Verde celebrou os 50 anos da sua independência nacional, tornando este feito desportivo ainda mais simbólico.

O apuramento de Cabo Verde para o Mundial representa um marco inédito na história do desporto nacional e reforça o sentimento de unidade, identidade e esperança de todo um povo.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar