
São Filipe, 16 Nov (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promove na quinta-feira, 20, em São Filipe, uma conferência sobre a protecção da criança em contextos de mudanças climáticas.
A realização da conferência inscreve-se no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança e do 36.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.
A iniciativa constitui um momento de reflexão, diálogo e mobilização em torno da defesa e promoção dos direitos das crianças em Cabo Verde, destacando os desafios que as alterações climáticas colocam à infância.
Na ilha do Fogo, a conferência está agendada para o dia 20, no auditório Padre Pio Gottin, e a sessão de abertura ficará a cargo da delegada do ICCA, Samira Teixeira, de um representante dos alunos da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa e do vereador do Ambiente, Desporto e Proteção Civil da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto.
O encontro integra dois painéis, o primeiro, intitulado “A criança no centro da acção climática: integrar a protecção infantil nas políticas ambientais e de resiliência comunitária”, será apresentado por um técnico do Parque Natural do Fogo, destacando a importância de políticas públicas que considerem as crianças como grupo prioritário em cenários de risco ambiental.
O segundo painel, “Educar para o futuro: cidadania ecológica e sustentabilidade nas escolas”, será conduzido pelo delegado do Ministério da Educação em São Filipe, Emanuel Barbosa, sublinhando o papel das instituições de ensino na formação de cidadãos mais conscientes, resilientes e comprometidos com a sustentabilidade.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar