Fogo: ICCA promove conferência nacional sobre protecção da criança em contexto de mudanças climáticas

Inicio | Sociedade
Fogo: ICCA promove conferência nacional sobre protecção da criança em contexto de mudanças climáticas
16/11/25 - 10:06 am

São Filipe, 16 Nov (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promove na quinta-feira, 20, em São Filipe, uma conferência sobre a protecção da criança em contextos de mudanças climáticas.

A realização da conferência inscreve-se no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança e do 36.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

A iniciativa constitui um momento de reflexão, diálogo e mobilização em torno da defesa e promoção dos direitos das crianças em Cabo Verde, destacando os desafios que as alterações climáticas colocam à infância.

Na ilha do Fogo, a conferência está agendada para o dia 20, no auditório Padre Pio Gottin, e a sessão de abertura ficará a cargo da delegada do ICCA, Samira Teixeira, de um representante dos alunos da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa e do vereador do Ambiente, Desporto e Proteção Civil da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto.

O encontro integra dois painéis, o primeiro, intitulado “A criança no centro da acção climática: integrar a protecção infantil nas políticas ambientais e de resiliência comunitária”, será apresentado por um técnico do Parque Natural do Fogo, destacando a importância de políticas públicas que considerem as crianças como grupo prioritário em cenários de risco ambiental.

O segundo painel, “Educar para o futuro: cidadania ecológica e sustentabilidade nas escolas”, será conduzido pelo delegado do Ministério da Educação em São Filipe, Emanuel Barbosa, sublinhando o papel das instituições de ensino na formação de cidadãos mais conscientes, resilientes e comprometidos com a sustentabilidade.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar