
São Filipe, 27 Out (Inforpress) - O Instituto do Mar (IMar) está a implementar o projecto “Resilient Mosteiros – gestão sustentável das pescarias e valorização dos recursos marinhos nos Mosteiros”, no âmbito de um acordo de parceria com a Cooperação Luxemburguesa.
O objectivo do projecto é o de reforçar a resiliência das comunidades de pesca artesanal do município dos Mosteiros, de acordo com uma nota de imprensa do IMar.
O projecto “Resilient Mosteiros” pretende melhorar os processos de captura, conservação e comercialização do pescado, ao mesmo tempo que promove a adaptação da actividade pesqueira às mudanças climáticas e incentiva práticas sustentáveis que assegurem a viabilidade económica a longo prazo, preservando os ecossistemas marinhos locais.
Entre as acções previstas, destaca-se a formação em planeamento e gestão de pequenos negócios, dirigida aos operadores de pesca locais, e a colocação de quatro Dispositivos de Concentração de Pescado (DCP).
A formação, iniciada no passado dia 15 e que termina terça-feira, 28, tem como objectivo capacitar 30 operadores de pesca para criar, desenvolver e gerir os seus próprios negócios de forma eficiente e sustentável, seja através da criação de novos empreendimentos, seja pela consolidação e melhoria de iniciativas já existentes.
Está igualmente previsto o lançamento de quatro DCP, uma infraestrutura que contribuirá para aumentar a produtividade das pescas locais, reduzindo custos e impactos ambientais.
Com o projeto “Resilient Mosteiros”, o IMar reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras, integrando inovação, capacitação e conservação ambiental como pilares para a valorização dos recursos marinhos e melhoria das condições de vida dos pescadores do município.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar