Fogo: “Fogo Vulcan Trail 2025” arranca com chegada e instalações dos atletas

Inicio | Desporto
Fogo: “Fogo Vulcan Trail 2025” arranca com chegada e instalações dos atletas
16/10/25 - 04:26 pm

São Filipe, 16 Out (Inforpress) –  O “Fogo Vulcan Trail 2025” arrancou hoje com a chegada dos atletas e a instalação dos mesmos na vila de Achada Furna, município de Santa Catarina do Fogo, segundo uma nota de imprensa da organização.

Com o lema “Fogo Vulcan trail 2025 – a magia do trail running no coração do vulcão” a prova regressa à ilha com uma edição “vibrante e internacional” que une desporto, juventude e turismo activo num dos cenários mais impressionantes de Cabo Verde: o Parque Natural do Fogo.

A competição, que se estende até sábado, 18 de Outubro, no cenário “lunático” de Chã das Caldeiras reúne 105 atletas de todas as ilhas do país e da diáspora, com presenças confirmadas dos Estados Unidos, Áustria, Guiné-Bissau e Portugal.

Organizado pela IN TOTUM, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, em parceria com a Câmara Municipal de São Filipe, o evento posiciona a ilha do Fogo como um destino emergente de turismo desportivo, promovendo o desenvolvimento sustentável e o intercâmbio cultural, segundo a nota de imprensa.

O programa arrancou hoje, dia 16 com a recepção dos atletas no porto de Vale dos Cavaleiros, seguida do secretariado em Achada Furna (Santa Catarina do Fogo), local de alojamento dos participantes.

Para sexta-feira, o destaque vai para o “Kilómetro Vertical” (quilómetro vertical) uma desafiante subida de 3,4 quilómetros até o Pico do Fogo, a mais de 2.800 metros de altitude, com vistas panorâmicas sobre o arquipélago.

A grande consagração da prova, segundo a organização, acontece sábado, 18, com as provas principais de Trail Longo (30 km) com travessia por trilhos de lava e cinza vulcânica, entre Chã das Caldeiras e as encostas do vulcão, Trail Curto (16km) e ideal para atletas intermédios, Trail Jovem e Caminhada (6,7 km) aberto a jovens e caminhantes e Kids Trail com mais de 150 crianças dos 04 aos 12 anos de localidades como São Filipe, Achada Furna, Cova Figueira e Chã das Caldeiras.

As provas culminam com a cerimónia de consagração junto à sede do Parque Natural do Fogo em Chã das Caldeiras e domingo e segunda-feira serão dedicados ao descanso e regresso das delegações.

O Fogo Vulcan Trail é mais do que uma corrida, segundo a nota de imprensa, é uma celebração da resiliência, da natureza e da identidade cabo-verdiana e os trilhos atravessam paisagens de lava solidificada, testemunhas vivas da força do vulcão, e revelam o calor humano das comunidades que habitam a região.

“O Fogo Vulcan Trail é um símbolo do desporto e turismo sustentável e da ligação entre as comunidades e o seu território”, acrescenta a nota de imprensa.

O evento é uma realização da IN TOTUM, Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Câmara de Santa Catarina do Fogo e Câmara de São Filipe, com apoio institucional do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) e do Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Parque Natural do Fogo e conta ainda com patrocínio da ALOU, Emicela Cabo Verde, Caixa Económica de Cabo Verde, ASA – Aeroportos e Segurança Aérea, e Cabo Verde Airlines, além de parceiros logísticos locais.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar