São Filipe, 17 Jan (Inforpress) – O embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, Ibraima Sanó, efectua a sua primeira visita à ilha do Fogo para conhecer e inteirar-se da comunidade bissau-guineense residente na ilha e discutir oportunidades de cooperação com os municípios.
A visita do diplomata, que começou pelo município de São Filipe, ao que se segue os de Santa Catarina do Fogo e dos Mosteiros, abrangendo assim os três municípios da ilha para conhecer melhor a comunidade guineense e ouvir as suas preocupações.
Em São Filipe, Ibraima Sanó teve um encontro com o presidente da câmara, Nuías Silva, com quem abordou o reforço da colaboração e da cooperação, especialmente nas áreas de formação, educação, pesca e outras, que são essenciais para o desenvolvimento.
Durante o encontro foi analisada a proposta de uma futura geminação entre São Filipe e um dos municípios da Guiné-Bissau e o embaixador disse que pediu ao presidente da câmara se seria possível estabelecer uma geminação com uma cidade da Guiné-Bissau e que ele prontamente aceitou e que um contato mais formal será realizado para avançar com essa parceria.
Ibraima Sanó ressaltou que a cooperação em áreas como formação e educação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país.
Já o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, afirmou que a visita foi uma oportunidade para discutir alguns aspectos importantes da comunidade guineense e da sua inserção no município de São Filipe.
“É uma comunidade bem integrada, dedicada ao comércio e a outras actividades fundamentais para o desenvolvimento do nosso município”, referiu Nuías Silva que destacou a importância da integração da comunidade guineense no município.
O edil de São Filipe sublinhou a importância da troca de experiências entre os dois países e, mais concretamente entre os municípios, em áreas como a agricultura, pesca, formação e capacitação de recursos humanos.
"Temos uma história comum com a Guiné-Bissau, e acredito que podemos construir pontes para um futuro de maior cooperação", afirmou o presidente Nuías Silva que acrescentou que é “fundamental ter cada vez mais uma cidade aberta, cosmopolita e que une”, capaz de beber e trazer várias dimensões e aspectos da cultura dos povos.
A visita do embaixador é vista como um passo “importante” para fortalecer as relações bilaterais entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, com vista a uma parceria mais estreita nos âmbitos social, cultural e económico.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar