Fogo: Deputado Filipe Santos destaca avanços estruturantes e impacto da iluminação da pista do aeródromo de São Filipe

Inicio | Política
Fogo: Deputado Filipe Santos destaca avanços estruturantes e impacto da iluminação da pista do aeródromo de São Filipe
24/07/25 - 12:39 pm

São Filipe, 24 Jul (Inforpress) – O deputado do Movimento para a Democracia (MpD), Filipe Santos, eleito pelo círculo eleitoral do Fogo, destacou hoje, em conferência de imprensa, os “avanços significativos” na transformação estrutural da ilha durante a governação do MpD.

Numa espécie de “antecâmara” para o debate do Estado da Nação, no parlamento, Filipe Santos destacou a instalação do sistema de iluminação da pista do aeródromo de São Filipe e reafirmou o compromisso do Governo com o bem-estar da população do Fogo.

"Estamos a cumprir com o Fogo através de resultados claros, tangíveis e políticas públicas que chegam às comunidades, transformam realidades, reduzem desigualdades e devolvem dignidade e oportunidades a milhares de famílias", disse.

A conclusão da instalação da iluminação da pista do aeródromo de São Filipe é uma infra-estrutura considerada pelo deputado como um “marco estratégico” que deve orgulhar todos os foguenses.

"Trata-se de uma obra com impacto directo na mobilidade, na saúde, no turismo e no futuro desenvolvimento da ilha", frisou Filipe Santos para quem, com a nova infra-estrutura, o aeródromo poderá operar 24 horas por dia, permitindo “evacuações” médicas nocturnas, aumento da conectividade e reforço da atractividade turística da ilha.

Filipe Santos aproveitou a ocasião para criticar a oposição, acusando-a de desvalorizar os avanços feitos por falta de obra própria e visão.

“Ignoram porque não reconhecem, desvalorizam porque não têm obra feita, atacam porque lhes falta visão”, afirmou Filipe Santos.

O deputado relembrou ainda que foi sob a liderança do MpD que, em 1997, se reabriu o aeródromo de São Filipe após décadas de abandono e mais tarde na governação do MpD que foram realizados investimentos consideráveis na modernização dos serviços aeroportuários, nomeadamente, áreas de partida e chegada, VIP, espaços comerciais, seguranças e serviços, com um montante de 973 mil contos.

Filipe Santos disse que essas intervenções contrastam com as da oposição que, segundo o mesmo, “limitou-se a ampliar apenas 200 metros da pista” ao longo de mais de três décadas de governação.

A instalação da iluminação faz parte de um plano mais amplo de desenvolvimento da ilha, que inclui investimentos em áreas como requalificação urbana e ambiental, juventude, formação profissional, emprego, inclusão social, saúde, justiça e turismo.

Além da instalação do sistema de iluminação do aeródromo e de obras no terminal, Filipe Santos disse que está em curso a iluminação da avenida principal que liga o aeródromo ao centro da cidade, mais concretamente até à rotunda da Esquadra da Polícia Nacional.

“Não se trata de uma intervenção isolada, mas sim de um plano coerente, estruturado e com visão para o futuro da ilha do Fogo”, concluiu Filipe Santos.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar