Fogo: Câmara anuncia pacote de projectos para sector da pesca para mandato 2024-28

Inicio | Economia
Fogo: Câmara anuncia pacote de projectos para sector da pesca para mandato 2024-28
05/02/25 - 03:23 pm

São Filipe, 05 Fev (Inforpress) – A câmara de São Filipe apresentou hoje um conjunto de projectos, entre os quais construção de nova casa para pescadores e desassoreamento do cais de pesca, que visam impulsionar o desenvolvimento do sector para o mandato 2024-2028.

O anúncio foi feito pelo presidente da câmara, Nuías Silva, durante o encontro com pescadores, peixeiros e peixeiras de São Filipe para assinalar o Dia Nacional dos Pescadores.

A melhoria das condições de trabalho e de vida dos pescadores e demais operadores da pesca, assim como a modernização das infra-estruturas pesqueiras são as principais prioridades que beneficiam os três portos de desembarque de pescado.

Para o porto de Salinas, zona norte do município, o edil apontou a construção de um novo arrastadouro, um projecto completamente elaborado e fechado, mas também a ampliação das casas dos pescadores, o aprimoramento do sistema de colocação e retirada das embarcações do mar com o uso de uma máquina especializada, além de melhorias na segurança da área.

A câmara já assegurou o financiamento necessário para iniciar o processo de construção e o lançamento do concurso está previsto para o mês de Março.

Para breve deverá entrar em funcionamento neste porto o posto rural de combustível para abastecer as embarcações e evitar que os pescadores se desloquem a São Filipe para adquirir o combustível.

O edil disse que os equipamentos estão na ilha e só falta o seu transporte da cidade de São Filipe a Salinas para a sua instalação e funcionamento.

Para o cais de pesca do porto do Vale dos Cavaleiros, Nuias Silva assegurou que irá receber “atenção especial” neste mandato e que a câmara está a avançar com um projecto para a construção de nova casa para pescadores, instalação de cacifos e abrigos, em parceria com o Governo.

O objectivo, disse, é garantir maior segurança e condições adequadas para os pescadores.

Segundo o mesmo, um projecto de desassoreamento do cais de pesca está em andamento, e a câmara já formulou um pedido à Enapor para realizar a limpeza periódica, trimestralmente e com seu próprio equipamento, para garantir a segurança tanto para as embarcações quanto para os pescadores.

Outro projecto “ambicioso” para Vale dos Cavaleiros é a ampliação e modernização do cais de pesca com o objectivo de aumentar a capacidade de atracagem e permitir a operação de barcos maiores.

“A câmara está a trabalhar num projecto para ampliação do cais de pesca, em parceria com o Governo”, disse Nuías Silva que reconheceu que sozinha a edilidade não tem condições para o fazer.

Além da ampliação do cais de pesca defende a instalação de um sistema de frio e de uma máquina de produção de gelo, tornando o cais um local moderno e adequado para a comercialização do pescado.

O projecto inclui a criação de espaços para os pescadores e local para a reparação de embarcações, visando aumentar a rentabilidade dos profissionais da pesca.

Com relação ao porto de Lajeta, disse que a câmara está a planear a reconstrução da casa de pescadores e a reparação do caminho de acesso ao porto para melhorar a infra-estrutura e proporcionar melhores condições de trabalho para os pescadores desta zona.

A modernização do mercado municipal faz parte dos planos da edilidade que está a trabalhar para transformar o piso superior do mercado em um “verdadeiro” mercado de peixe e proporcionar melhores condições de comercialização para os pescadores e peixeiras da cidade.

Outro compromisso da câmara para com os operadores da pesca é a implementação de uma linha de microcrédito, com juros subsidiados pela câmara e que visa apoiar pescadores e peixeiras a melhorar e aumentar os seus rendimentos.

O compromisso da edilidade de São Filipe para o mandato 2024-2028 é resolver todos os problemas estruturais e operacionais nos portos e zonas pesqueiras do município, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores da pesca e suas famílias.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar