
São Filipe, 12 Nov (Inforpress) – A sexta campanha consecutiva de monitorização e conservação da ave cagarra, no quadro do programa anual de monitorização desta espécie endémica na ilha Brava, foi classificada pela Associação Projecto Vitó de “um sucesso”.
A espécie reproduz-se em zonas costeiras remotas, acessíveis apenas por via marítima, o que tornou o trabalho da equipa da associação “um verdadeiro desafio logístico e físico”, relata a associação na sua revista informativa distribuída terça-feira, 11.
De acordo com o documento, as colónias da cagarra na ilha Brava representam uma das últimas e maiores populações da espécie nas ilhas habitadas de Cabo Verde e sublinha que os dados recolhidos durante a sexta campanha serão fundamentais para aprofundar o conhecimento sobre a ecologia e distribuição da espécie.
Como resultado da campanha, a Associação Projecto Vitó anunciou que 130 ninhos foram monitorizados, 85 animais recapturados, 76 ninhos activos, 30 adultos anilhados, quatro ninhos novos identificados, 28 filhotes anilhados, 35 viagens conseguidas e 10 geolocalizadores colocados.
A cagarra é considerada “quase ameaçada a nível global e totalmente dependente” de áreas de reprodução protegidas no arquipélago.
A monitorização contínua na ilha Brava “assume especial relevância” por se tratar de uma população de grande dimensão e estratégica para a conservação nacional.
A confirmação de 76 ninhos activos entre 130 monitorizados aponta para uma taxa de reprodução significativa nesta temporada, enquanto os quatro ninhos novos indicam expansão/localização adicional de nidificação.
A anilhagem de 30 adultos e 28 filhotes, bem como a instalação de 10 geolocalizadores, reforçam o carácter científico e de acompanhamento de longo prazo deste trabalho.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar