Fogo: Associação 3Baías recebe financiamento para fibragem de mais dez embarcações de pesca

Inicio | Economia
Fogo: Associação 3Baías recebe financiamento para fibragem de mais dez embarcações de pesca
01/03/25 - 11:46 am

São Filipe, 01 Mar (Inforpress) - A Associação de Pescadores e Peixeiras de Santa Catarina do Fogo “3Baías” recebeu um novo financiamento do Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Pescas, no valor de 927 contos para fibragem de embarcações.

O valor do financiamento, segundo o presidente da associação, António Miranda, será aplicado na fibragem de mais dez embarcações de pescadores e sócios da associação, garantindo maior segurança e durabilidade das embarcações.

Este é o segundo financiamento concedido à associação 3Baías depois de ter recebido em 2024 um valor de 916 contos e que permitiu a fibragem, com sucesso, de outras dez embarcações, beneficiando directamente os pescadores locais.

Com este novo apoio, quase todos os proprietários de embarcações do município terão seus botes fibrados, segundo o presidente da associação.

O presidente da 3Baías, António Miranda, destacou a importância do apoio do Ministério do Mar e do Fundo Autónomo de Pescas para a materialização dos projectos da associação e apontou que, nos próximos dias, será assinado um contrato-programa para a execução dos trabalhos de fibragem, que serão realizados por um técnico especializado em manutenção de embarcações.

Além da fibragem das embarcações, a 3Baías está a trabalhar em outras iniciativas para fortalecer o sector pesqueiro em Santa Catarina do Fogo e um novo projecto será submetido ao Fundo Autónomo de Pescas, visando a aquisição de motores para as embarcações, com redução de 50% dos custos a serem assumidos a fundo perdido pelo fundo.

A associação tem programado um conjunto de acções de formação para os pescadores, incluindo cursos de mergulho para obtenção de licenças e capacitação em educação financeira, visando melhorar a gestão dos recursos pelos profissionais do mar.

Em parceria com Associação Projecto Vitó, está prevista uma formação no âmbito do programa "Guardiões do Mar", que já foi realizado nos outros municípios da Região Fogo/Brava.

Outro projecto em andamento é a instalação de energia fotovoltaica na infra-estrutura da baia de Alcatraz, que será submetida a parceiros para financiamento.

A 3Baías pretende reunir-se, na próxima semana, com a nova equipa da câmara de Santa Catarina, nomeadamente o presidente e a vereadora responsável pela área da pesca, para discutir desafios do sector, como a conclusão das infra-estruturas de Alcatraz e Fajã, a construção de um mercado de peixe, a melhoria das acessibilidades aos portos de pesca e a gestão das infra-estruturas pela associação.

Um dos principais desafios enfrentados pelos pescadores de Santa Catarina é o período de inactividade de três meses devido ao estado do mar. Neste sentido a 3Baías está a propor ao Ministério do Mar a criação de um fundo de subsídio para apoiar os pescadores durante este período, garantindo-lhes uma fonte de rendimento mesmo quando não podem trabalhar no mar.

Com estas iniciativas, a 3Baías reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da pesca em Santa Catarina do Fogo, promovendo a segurança, a capacitação e a melhoria das condições de vida dos pescadores e suas famílias.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar