Fogo: Agencia Vista Verde Tours comemora 20 anos na ilha com actividades sustentáveis e confraternização

Inicio | Economia
Fogo: Agencia Vista Verde Tours comemora 20 anos na ilha com actividades sustentáveis e confraternização
24/05/25 - 10:51 am

São Filipe, 24 Mai (Inforpress) – A agência de turismo Vista Verde Tours celebrou os 20 anos da sua criação com música ao vivo e actividades sustentáveis em Chã das Caldeiras e as celebrações terminam hoje com uma confraternização entre os seus colaboradores.

A presidente da agência, Heike Alter, destacou o “simbolismo” do regresso à ilha do Fogo, onde tudo começou há 20 anos, com a fundação da agência, e reforçou o compromisso da agência com o turismo ecológico e socialmente responsável.

A agência foi fundada em 2005 e para celebrar os 20 anos, juntou cerca de 80 colaboradores, incluindo guias, organizadores e parceiros de várias ilhas, num encontro marcado por actividades sustentáveis, música ao vivo e momentos de confraternização em Chã das Caldeiras.

“A nossa história começou aqui, no Fogo, e por isso voltamos para comemorar esse marco. Para mim, esta ilha, particularmente Chã das Caldeiras, é muito especial. Passei os primeiros dez anos aqui, e tenho uma ligação profunda com o lugar e as pessoas e vivi a história da erupção de 2014, juntamente com as pessoas de Chã das Caldeiras”, afirmou Heike Alter, fundadora e presidente da agência Vista Verde Tours.

O evento, que decorreu durante dois dias, em Chã das Caldeiras, incluiu caminhadas, encontros culturais e o lançamento de um novo projecto ambiental voltado para a reciclagem e gestão de resíduos e aproveitou o momento para pintura de bidões e preparação de materiais para recolha/depósito de lixo em Chã das Caldeiras.

A música foi parte essencial da celebração e na ausência do reconhecido artista de Chã das Caldeiras, Ramiro Montrond, actualmente nos Estados Unidos, a banda formada pelos seus filhos foi um dos grupos que animou uma das duas noites.

A intérprete Cláudia Sofia, o músico alemão residente em São Vicente, Markus Leukel e o grupo Cordas de Sol, de Santo Antão, participaram na festa de celebração dos 20 anos da agência Vista Verde Tours.

Além da celebração, Heike Alter destacou as dificuldades estruturais enfrentadas pelo sector turístico em Cabo Verde, sobretudo nas ilhas menos acessíveis.

“O Fogo e a Brava precisam de melhores ligações de transporte. Sem conexões eficazes, seja por avião seja por barco, torna-se difícil garantir um turismo sustentável e estável, mesmo com boas acomodações e clima favorável”, alertou.

Com escritórios em várias ilhas além do Fogo, a Vista Verde Tours reafirma o seu papel no desenvolvimento de um turismo consciente, que respeita o meio ambiente e valoriza as comunidades locais.

O encontro dos colaboradores em Chã das Caldeiras marcou, não apenas duas décadas de trabalho, mas também o início de novas metas para o futuro.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar