São Filipe, 27 Abr (Inforpress) - A comunidade piscatória de Beltches, São Filipe, passa a contar a partir de hoje com a sua primeira casa de produção e venda de gelo, com capacidade para cinco toneladas diárias, colmatando assim uma lacuna no município.
Inaugurada esta tarde, pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuias Silva, a infra-estrutura está orçada em 5 mil contos e, segundo o autarca, visa colmatar uma lacuna importante no município, que não dispunha de qualquer máquina industrial para a produção de gelo destinado à conservação de pescado.
Explicou que o projecto tem como principal objectivo apoiar os pescadores e vendedeiras de peixe, que dependem desse recurso diariamente para garantir a qualidade e frescura dos seus produtos.
Segundo o edil, a máquina irá beneficiar directamente os profissionais ligados ao sector pesqueiro, oferecendo-lhes um recurso essencial para a conservação do pescado e por outro lado permitirá também criar um ambiente mais competitivo para todos os envolvidos.
“Através de uma parceria que iremos fazer, na qual a gestão desse espaço será feita pela própria comunidade”, referiu Nuias Silva, afirmando que o gelo será disponibilizado a pescadores, peixeiras e outras pessoas que precisem deste recurso.
Assegurou que o valor arrecadado com a venda do gelo será destinado a um fundo municipal, que servirá para o desenvolvimento do sector pesqueiro e da economia azul.
“É uma forma de ter investimento para ajudar todas as pessoas à volta desse ecossistema ligado ao sector da economia azul, ou seja, a ideia é criar um fundo municipal que vai ajudar as pessoas na recuperação dos botes, fibragem dos botes, aquisição de arcas para continuarem a fazer crescer cada vez mais a sua fonte de rendimento e de trabalho diário que é as pescas”, precisou.
Além de beneficiar a comunidade piscatória de Beltches, avançou que a casa irá também abastecer pescadores e peixeiras de outras áreas, como os Portos de Vale dos Cavaleiros, Ladjeta e Salinas, abrangendo cerca de 400 pessoas.
“A infra-estrutura vai servir também aos pescadores que vêm da cidade da Praia a outros sítios e que demandam o porto de Vale dos Cavaleiros em trânsito e que muitas vezes precisam de reforçar a capacidade do gelo para poder conservar o pescado”, acrescentou.
Questionado porque a infraestrutura não foi instalada no Porto do Vale dos Cavaleiros, Nuias Silva esclareceu que a opção por Beltches se deve a um "pequeno impasse" com a associação que detém um espaço ali e que não queria ceder à autarquia.
Afirmou que a associação só queria ceder o local em troca de uma máquina para uso exclusivo, mas os pescadores preferem que a máquina seja utilizada por todos, a um custo acessível.
Por outro lado, assegurou que a câmara dispõe de um projecto mais amplo para o Porto de Vale dos Cavaleiros, que visa requalificar a zona, criando uma área de estacionamento para as embarcações e transformando-a numa espécie de lota, onde será instalada uma nova máquina de gelo.
A instalação da máquina de gelo resulta de uma parceria cofinanciada pela Câmara Municipal de São Filipe e o Ministério do Mar através do Fundo de Desenvolvimento das Pescas.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar