
São Filipe, 29 Out (Inforpress) – A feira com amostra do sector privado da Região Fogo/Brava, que reúne dezenas de empresas, empreendedores e cooperativas das duas ilhas, destaca o papel do sector privado no desenvolvimento local.
A mostra, com duração prevista de dois dias e que termina hoje, visa promover inovação, parcerias e fortalecimento económico da Região Fogo/Brava.
Conta com “forte participação” de representantes do sector privado, instituições públicas e parceiros internacionais, reafirma o compromisso conjunto de impulsionar o desenvolvimento económico sustentável da Região Fogo/Brava, segundo os organizadores.
O evento, que reúne dezenas de empresas, empreendedores e cooperativas, constitui um espaço de exposição, diálogo e criação de oportunidades de negócios entre os diferentes agentes económicos locais e insere-se no âmbito do Projecto Conjunto SDG Fund: “Envolvendo o sector privado local na sala de negociação municipal para a localização dos ODS”.
O representante da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS), um dos principais parceiros da iniciativa, destacou a satisfação da instituição em se associar a uma feira que “celebra a criatividade, o empreendedorismo e o potencial económico da Região Fogo/Brava”.
O mesmo sublinhou que o evento “vai além de uma simples exposição”, sendo um espaço de oportunidades, ‘networking’ e construção de soluções conjuntas para impulsionar o desenvolvimento local”.
A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Adelaide Ribeiro, destacou a importância de dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo do último ano no quadro do Projecto Conjunto SDG Fund, uma iniciativa-piloto implementada nas ilhas Fogo e Brava.
“Criámos momentos e oportunidades, e agora acreditamos que está nas mãos do sector privado dar continuidade à dinâmica que se criou em torno deste projecto”, afirmou.
Segundo Adelaide Ribeiro, a mostra representa “um espaço de diálogo e de trabalho em rede, essencial para complementar e desenvolver projectos conjuntos nas áreas agrícola, pecuária e de serviços”.
O vereador da Câmara Municipal de São Filipe, António Cula, realçou que a feira marca o culminar de uma etapa e o início de uma nova fase para o fortalecimento do sector privado.
O vereador lembrou o percurso do projecto, iniciado com o fórum sobre o papel do sector privado, seguido pelo concurso “Semente de Ideias” e pelo lançamento da incubadora regional Fogo e Brava Innovation Lab.
O vereador formulou votos de sucesso e reafirmação do compromisso das instituições envolvidas em garantir a continuidade desta iniciativa, vista como um marco no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação local.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar